Trabalho é uma categoria central para as Ciências Humanas e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2003676 Sociologia
Trabalho é uma categoria central para as Ciências Humanas e Sociais e é debatido por diferentes autores na Sociologia, entre eles, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. É correto afirmar que, para estes três cientistas sociais, respectivamente, o trabalho pode ser pensado como: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão dada:

A resposta correta é a alternativa B: valor, racionalidade capitalista e elemento de interação do indivíduo na sociedade.

Justificativa da alternativa correta:

Karl Marx: Para Marx, o trabalho é fundamentalmente uma categoria de valor. Ele vê o trabalho como a fonte de todo valor econômico e a base das relações de produção na sociedade capitalista. Marx argumenta que o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para produzi-la.

Max Weber: Weber introduz o conceito de racionalidade capitalista no estudo do trabalho. Ele explora como o trabalho é organizado de maneira racional e sistemática para a maximização do lucro na sociedade capitalista. Isso está ligado à ideia de racionalização e burocratização das instituições econômicas e sociais.

Émile Durkheim: Para Durkheim, o trabalho é um elemento de interação do indivíduo na sociedade. Ele estuda como a divisão do trabalho contribui para a coesão social e a integração dos indivíduos na sociedade. Durkheim argumenta que a especialização no trabalho leva a uma interdependência entre os indivíduos, o que fortalece o tecido social.

Alternativas incorretas:

A - Forças produtivas, mercadoria e conjunto das relações de produção: Esta alternativa é incorreta porque mistura conceitos. Marx realmente discute forças produtivas e relações de produção, mas não é correto atribuir "mercadoria" como a visão de Weber sobre o trabalho. Weber foca na racionalidade capitalista.

C - Ação transformadora do homem sobre a natureza, mercadoria e força de trabalho: Esta alternativa é parcialmente correta em relação a Marx, que vê o trabalho como uma ação transformadora. No entanto, atribuir "mercadoria" a Weber e "força de trabalho" a Durkheim é inadequado.

D - Conjunto dos meios de produção, virtude e forma de produzir a riqueza: Esta alternativa é incorreta porque "conjunto dos meios de produção" se refere mais a Marx, mas "virtude" não é um conceito central de Weber em relação ao trabalho, e "forma de produzir a riqueza" não captura a visão de Durkheim sobre o papel do trabalho na sociedade.

Espero que esta explicação tenha esclarecido por que a alternativa B é a correta e as outras são incorretas. Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais detalhes sobre qualquer um dos autores, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Podemos destacar as seguintes palavras-chave para esses três autores, acerca da centralidade da categoria trabalho:

  • Karl Marx - crítica ao capitalismo, teoria valor-trabalho, mais-valia, alienação, luta de classes, método dialético, histórico e materialista.
  • Max Weber - racionalidade, ética protestante, vocação, dominação, ação social, método compreensivo.
  • Émile Durkheim - coesão social, interação, solidariedade, método funcionalista.

Gabarito: letra B

Karl Marx (1818-1883)

Classes Sociais

Luta de Classes

Materialismo Histórico

Modo de Produção**

Exploração

Alienação

Capitalismo

Proletariado

Burguesia

Consciência de Classe

Max Weber (1864-1920)

Ação Social

Racionalização

Tipos Ideais

Estratificação Social

Burocracia

Autoridade

Ética Protestante

Espírito do Capitalismo

Status

Partido

Émile Durkheim (1858-1917)

Fatos Sociais

Solidariedade Social

Anomia

Divisão do Trabalho

Consciência Coletiva

Função Social

Suicídio

Religião

Coesão Social

Método Sociológico

Karl Marx focou nas relações econômicas e nos conflitos de classe, vendo a luta de classes como o motor da história.

Max Weber enfatizou a importância da cultura, das ideias e da ação social, bem como a racionalização e a burocracia na sociedade moderna.

Émile Durkheim concentrou-se na coesão social e nos "fatos sociais" como elementos essenciais para entender a sociedade, destacando a importância da solidariedade e da divisão do trabalho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo