Os acidentados sofreram incapacidade temporária total.
a empresa na qual trabalha, no deslocamento de táxi, retornando
ao trabalho, sofreu acidente após uma derrapagem do veículo. O
motorista e Jonas sofreram pequenas escoriações, foram
socorridos e transportados para o hospital pelo corpo de
bombeiros, onde permaneceram por três horas. Ambos
retornaram às suas atividades normais após dois dias.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subseqüentes, a respeito de causas e da investigação de
acidentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - certo está correta.
Para entender essa questão, é fundamental ter clareza sobre o conceito de incapacidade temporária total no contexto de acidentes de trabalho. Este termo refere-se a uma situação onde o indivíduo está impossibilitado de realizar suas atividades laborais habituais, ainda que de forma temporária, devido a um acidente.
No caso apresentado, Jonas sofreu um acidente enquanto estava a serviço da empresa, retornando de um congresso. Apesar das lesões serem pequenas escoriações, ele e o motorista foram hospitalizados e só puderam retornar às suas atividades normais após dois dias. Durante este período, ambos estavam incapazes de exercer suas funções de trabalho, caracterizando, assim, uma incapacidade temporária total. Dessa forma, a afirmação de que "os acidentados sofreram incapacidade temporária total" está correta.
O erro que muitos podem cometer ao avaliar essa questão é pensar que a gravidade das lesões está diretamente relacionada ao conceito de incapacidade temporária total. No entanto, o foco aqui é sobre a inabilidade de trabalhar durante um certo período, independentemente da severidade das lesões.
Espero que esta explicação tenha facilitado seu entendimento sobre o tema! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão CORRETA, a mesma aborda conceitos estabelecidos na NBR 14280/2001:
2.9.3 incapacidade permanente total: Perda total da capacidade de trabalho, em caráter permanente, sem morte.
NOTA - Causam essa incapacidade as lesões que, não provocando a morte, impossibilitam o acidentado, permanentemente, de trabalhar ou da qual decorre a perda total do uso ou a perda propriamente dita, entre outras, as de:
a) ambos os olhos;
b) um olho e uma das mãos ou um olho e um pé; ou
c) ambas as mãos ou ambos os pés ou uma das mãos e um pé.
2.9.4 incapacidade permanente parcial: Redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente que, não provocando morte ou incapacidade permanente total, é causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer redução permanente de função orgânica.
2.9.5 incapacidade temporária total: Perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.
NOTA - Permanecendo o acidentado afastado de sua atividade por mais de um ano, é computado somente o tempo de 360 dias.
Jonas, após participar de um congresso representando a empresa na qual trabalha, no deslocamento de táxi, retornando ao trabalho, sofreu acidente após uma derrapagem do veículo.
O motorista e Jonas sofreram pequenas escoriações, foram socorridos e transportados para o hospital pelo corpo de bombeiros, onde permaneceram por três horas.
Ambos retornaram às suas atividades normais após dois dias.
(...)
Incapacidade temporária total: perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo