As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por diversos planos...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (43)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) ERRADA: Detenhamo-nos na segunda metade da década de 90 para descartar esta alternativa, aparentemente, complexa. Após o Plano Real, a estabilização inflacionária, pelo menos em um primeiro momento, causou ganhos reais no poder de compra dos salários e, por outro lado, o câmbio permaneceu sobrevalorizado quase todo o período (sendo desvalorizado apenas em 1999).
Como é possível uma estabilidade da relação entre câmbio/salários naquele contexto? Concluí-se que houve uma redução dessa relação na segunda metade da década de 90 já que o numerador (câmbio) permaneceu quase constante e o denominador (salários) sofreu elevação.
B) CERTA: Houve saldos negativos da balança comercial pós Plano Real? Sim. O câmbio estava valorizado, ou melhor, sobrevalorizado? Sim. Houve queda do quantum das exportações? Sim. Assertiva corretíssima.
O câmbio sobrevalorizado, juntamente com a abertura comercial, era parte da estratégia de pressionar os preços para baixo com o grande influxo de produtos importados, isto é, houve significativa elevação das importações (inclusive muito maior do que a queda das exportações). Por outro lado, câmbio sobrevalorizado prejudica as exportações, retraindo-as. Resultado, déficit na balança comercial.
C) ERRADA: De forma geral, nos primeiros anos do Plano Real houve estabilidade da taxa de desemprego aberto, ocorrendo, inclusive, uma pequena redução em 1995. Porém, o cenário muda em 1998 com uma elevação significativa da taxa. Como a assertiva faz referência a 1994-1998, comparando-se o ano inicial e final, houve elevação;
D) CERTA: Perfeito, boa parte da explicação está no item B, controlar a inflação com incremento das importações por meio de um câmbio valorizado cobrou seu preço no Balanço de Pagamentos (BP) na conta de transações correntes. Ademais, o ataque especulativo contra o Real se insere no contexto de diversas crises externas de países emergentes (México, Tigres Asiáticos, Rússia).
OBS.: A banca poderia argumentar no item B que a queda do quantum das exportações não foi tão significativa e, logo, houve uma recuperação já em 1997. Por isso, seriam motivos mais importantes a valorização cambial e a elevação das importações. De fato, a alternativa D não dá nenhuma margem para contra-argumentação e parece mais correta, todavia isso não invalida a letra B já que houve queda das exportações também.
Portanto, recomendar-se-ia a proposição, respeitosamente, de recurso para anulação da questão por possuir dois gabaritos.
GABARITOS DO PROFESSOR: LETRAS B E D (ANULAÇÃO).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo