Ativos contingentes devem ser reconhecidos na contabilidade ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
São caracterizados em situações nas quais, como resultado de eventos passados,
É bem simples: o Ativo Contingente é incerto, por isso não pode ser reconhecido pela Contabilidade, uma vez que o Princípio da Prudência diz que deve-se registrar o menor valor para o Ativo, não contando, dessa forma, com valores que não se tem a certeza do recebimento.
Ativo contingente é aquele cujo surgimento envolve incerteza. Decorre normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Ex.: indenização a receber que depende de decisão judicial.
Os ativos contingentes NÃO são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode trata-se de resultado que nunca será realizado. Nesse caso, a PRUDÊNCIA recomenda não reconhecer ativo e patrimônio líquido maiores do que o real. Portanto, se for PROVÁVEL (menos do que praticamente certa) a entrada de benefícios econômicos, o ativo contingente deve ser divulgado (nota explicativa), mas NÃO deve ser RECONHECIDO contabilmente.
Se a realização do ganho decorrente da entrada de benefícios econômicos gerados pelo ativo for PRATICAMENTE CERTA, então o bem ou valor relacionado não é um ativo contingente. Por isso, em tal hipótese, o ganho e o ativo correspondentes devem ser reconhecidos contabilmente.
Ativos Contingentes: decorre de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem a possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Os ativos contingentes não são reconhcidos nas demonstrações contábeis. nem os passivos contingentes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo