TEXTO I: Abalo global Não existe brasileiro de bom senso que...
Não existe brasileiro de bom senso que não deseje, como o presidente, que esta crise dos países ricos não contamine o Brasil. Mas como ter esta esperança se temos uma política monetária invertida, que tem as maiores taxas de juros do planeta, sufoca os empresários e a produção, explode a dívida pública, favorecendo somente aos bancos, que nada produzem.
Desgraçadamente, temos ainda o descontrole total dos gastos públicos, comandado por gestores dos três poderes, irresponsáveis e ávidos por enriquecimento a qualquer custo. Pagam esta conta com tributos inflados e escorchantes. Recursos para financiar e desenvolver serviços públicos essenciais, nem pensar.
(Cartas dos Leitores, O Globo, 18/01/09)
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à estrutura do texto “Abalo global”:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"ainda" é utilizada como termo com sentido de "permanência", algo que perdura, não traz nenhum tipo de prejuízo, nem semântico nem gramatical.
Gabarito letra C!
Questão deveria ser anulada, pois nem de longe impostos têm o mesmo sentido de tributos. Imposto é uma espécie de tributo. Logo, alteraria o sentido da frase, e logo a alternativa também está errada.
LETRA C
“Desgraçadamente, temos ainda descontrole total dos gastos públicos...” A palavra “ainda” anteposta do verbo “temos” compromete o sentido da frase.
A palavra ainda está posposta ao verbo e não anteposta. Fui por esse raciocínio.
Quem estuda Direito Tributário errou essa questão... e o examinador com certeza não estuda Direito Tributário.
Vou fazer uma prova onde a CONSUPLAN será a banca organizadora... lá terá a parte de Direito Tributário vamos ver se ela vai considerar que Tributos tem o mesmo sentido de Impostos também.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo