Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, analise as a...
I. Os parênteses em “(des)informados” sinalizam a dupla possibilidade de leitura do termo. II. As aspas em “para que eu não deixe de caminhar’” (8º§) e em “‘a gente nasce (...) É ou não é?” (1º§ ao 3º§) foram empregadas com funções distintas. III. Em “Os instrumentos que os ajudaram servem perfeitamente para os dias de hoje: curiosidade, estratégia, pesquisa, resistência, resiliência [...]” (8º§), os dois-pontos foram utilizados para introduzir uma enumeração. IV. Em “Vejam só: estamos ficando doentes de tanto ver o mundo pelas telas!” (5º§), o ponto de exclamação foi usado para indicar entusiasmo. V. Em “A tecnologia acelerou a vida que, como diz a sábia boneca Emília em suas famosas ‘Memórias da Emília’ do nosso imortal Monteiro Lobato [...]” (1º§), a inserção de vírgula após as duas ocorrências da palavra “Emília” melhoraria a fluidez da leitura sem, contudo, alterar o sentido do enunciado.
Está correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I. Os parênteses em “(des)informados" sinalizam a dupla possibilidade de leitura do termo.
CERTO. Os parênteses em “(des)informados" sinalizam a dupla possibilidade de leitura do termo: lê-se “informados" e “desinformados".
II. As aspas em “para que eu não deixe de caminhar" (8º§) e em “'a gente nasce (...) É ou não é?" (1º§ ao 3º§) foram empregadas com funções distintas.
ERRADO. Em “Como dizia o escritor Eduardo Galeano é para isso que serve a utopia: 'para que eu não deixe de caminhar'", as aspas foram usadas para isolar uma citação textual, no caso a fala do escritor. Em “Segundo ela [Emília], que do alto de sua filosofia absolutamente genial narrou suas memórias ao Visconde de Sabugosa: 'a gente nasce, isto é, começa a piscar. [...]'", as aspas foram usadas para isolar uma citação textual, no caso a fala de Emília. E em "E depois que morre? – perguntou o Visconde. – Depois que morre vira hipótese. É ou não é?'", as aspas foram usadas para isolar uma citação textual, no caso a resposta dada à pergunta feita por Visconde. Conclui-se, portanto, que todas as aspas apresentadas foram usadas com as mesmas funções e não com funções distintas.
III. Em “Os instrumentos que os ajudaram servem perfeitamente para os dias de hoje: curiosidade, estratégia, pesquisa, resistência, resiliência [...]" (8º§), os dois-pontos foram utilizados para introduzir uma enumeração.
CERTO. Os dois pontos, nesse caso, foram usados para anunciar uma enumeração explicativa: foram enumerados diversos instrumentos que ajudaram os navegadores a desbravar os continentes do chamado novo mundo (curiosidade, estratégia, pesquisa, resistência, resiliência [...]).
IV. Em “Vejam só: estamos ficando doentes de tanto ver o mundo pelas telas!" (5º§), o ponto de exclamação foi usado para indicar entusiasmo.
ERRADO. Não há que se falar em “entusiasmo" (fervor, júbilo) nesse caso. O ponto de exclamação aqui foi usado no sentido de “espanto, assombro, indignação", uma vez que o autor não traz uma notícia boa: estamos ficando doentes de tanto usar as telas.
V. Em “A tecnologia acelerou a vida que, como diz a sábia boneca Emília em suas famosas 'Memórias da Emília' do nosso imortal Monteiro Lobato [...]" (1º§), a inserção de vírgula após as duas ocorrências da palavra “Emília" melhoraria a fluidez da leitura sem, contudo, alterar o sentido do enunciado.
CERTO. A alternativa propõe inserir vírgulas após as duas ocorrências da palavra “Emília", assim: “A tecnologia acelerou a vida que, como diz a sábia boneca Emília, em suas famosas 'Memórias da Emília', do nosso imortal Monteiro Lobato [...]". Tal inserção estaria correta e não alteraria o sentido do enunciado. Nesses casos, os adjuntos adverbiais apenas ficariam isolados pelas vírgulas.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
muda sim o sentido
A questão indica se muda ou não muda o sentido, não pede o tipo de oração.
“A tecnologia acelerou a vida que, como diz a sábia boneca Emília, em suas famosas ‘Memórias da Emília’, do nosso imortal Monteiro Lobato.
Gramaticalmente correto e mais fluido de se ler.
Gab C
Na minha opinião, a alternativa V traria uma mudança de sentido, pois sem as vírgulas "MEMÓRIAS DE EMÍLIA" faz referência a Monteiro Lobato, porém, quando a vírgula é introduzida, "BONECA EMÍLIA" está relacionada a Monteiro Lobato.
BONS ESTUDOS
ATÉ PASSAR
O sentido nao muda. Questão mega cansativa. Eu torço para nao ter que fazer provas da FCC nem da Consulplan, pois exigem extrema atenção, já que os enunciados sao extensos demais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo