A governança do setor público é constituída pelos seguintes ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
Governança no setor público é um tema essencial para concursos, especialmente os relacionados à Administração Pública. Trata-se de um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, com o objetivo de conduzir políticas e serviços de forma ética, eficiente e transparente.
A questão aborda os elementos que compõem a governança no setor público, destacando a importância de certos componentes fundamentais para garantir a qualidade e a eficácia na administração dos recursos e serviços públicos.
Justificativa da alternativa correta (E):
A alternativa E está correta porque aborda três componentes essenciais da governança no setor público:
- Responsabilidade em atender a sociedade: Significa que os gestores públicos devem sempre considerar o bem-estar e os interesses da população ao tomar decisões e implementar políticas públicas.
- Supervisão: Refere-se aos mecanismos de monitoramento e controle das atividades e políticas públicas, assegurando que elas sejam executadas conforme planejado e com transparência.
- Controle: Envolve os processos de auditoria e fiscalização para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e ética.
Além disso, a alternativa menciona a assistência social, que é um aspecto importante da governança pública, pois representa a responsabilidade do Estado em promover o bem-estar social e apoiar os mais vulneráveis.
Os outros elementos listados nas outras alternativas, embora importantes em contextos específicos da administração pública, não abrangem de maneira completa os principais componentes da governança pública, como a responsabilidade social, supervisão e controle. Esses são pilares essenciais para garantir que as ações governamentais sejam realizadas com transparência, eficiência e responsabilidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA: (E)
A governança corporativa no setor público, argumenta Timmers (2000, p. 9), deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental, pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficiente e eficazmente, como também comunicar publicamente e providenciar uma prestação de conta para o benefício da sociedade. Dessa forma, a governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos: responsabilidade em atender à sociedade; supervisão; controle; e assistência social.
Leia mais em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAg2h4AF/9-transparencia-controle-contas-publicas-combate-a-corrupcao
governança: capacidade de implementar políticas públicas/sociais. Se o seu município está com problema de governança (governança ruim), quer dizer que não está implementando políticas públicas e sociais para a população.
fonte maravilhosa: https://www.youtube.com/watch?v=osG99UL6t6Q
muito conciso. Top
Gabarito: e)
Complementando:
A Governança está relacionada com a capacidade de implementar eficicente e eficazmente as políticas públicas. É a capacidade de o governo através da transição programada de um tipo de Administração Pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si e para o controle interno, para um modelo gerencial flexível e eficiente, voltada para o atendimento ao cidadão.
Augustinho Vicente Paludo
Série Provas & Concursos - Administração Pública
6ª edição
[...] Governança pública é o exercício do poder político-administrativo pelo Governo/Administração no gerenciamento e controle da utilização dos recursos (econômicos, sociais, técnicos, infraestrutura etc.) necessários à formulação e implementação de políticas públicas.
Governança relaciona-se com a competência técnica, que abrange as capacidades gerencial, financeira e técnica propriamente dita, e tem nos agentes públicos, em sentido amplo, e nos servidores públicos, em sentido estrito, a sua fonte de origem. “Existe governança em um Estado quando seu governo tem as condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma.”
O Caderno Mare nº 01 menciona que a governança será alcançada quando o Estado se tornar mais forte, embora menor: mais forte financeiramente, superando a crise fiscal que o abalou nos anos 1980; mais forte estruturalmente, com uma clara delimitação de sua área de atuação e uma precisa distinção entre seu núcleo estratégico, em que as decisões são tomadas, e suas unidades descentralizadas; mais forte estrategicamente, dotado de elites políticas capazes de tomar as decisões políticas e econômicas necessárias; e administrativamente forte, contando com uma alta burocracia tecnicamente capaz e motivada.
A governança é ampla e envolve: o modo/forma pelo qual o Governo se organiza para prestar serviços à sociedade; o modo/forma de gestão dos recursos públicos; o modo/forma como divulga suas informações; o modo/forma como se relaciona com a sociedade civil; e o modo/forma como constrói os arranjos/acordos institucionais necessários à implementação das políticas públicas. Dito de outra forma, a governança envolve estruturas, funções e atividades político-administrativas, sociais e legais, para assegurar que os resultados sejam alcançados e atendam as partes interessadas, especialmente os cidadãos.
Para essa questão é só lembrar que governança tem a ver com políticas públicas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo