Fundamentado nas análises de Virgínia Torres Schall e Celina...
Fundamentado nas análises de Virgínia Torres Schall e Celina Maria Modena publicadas no capítulo “As novas tecnologias de informação e comunicação em educação em saúde”, do livro Críticas e atuantes: Ciências Sociais e Humanas em Saúde na América Latina (MINAYO et al., 2006), considere as afirmativas:
I. Com vista à integração das áreas da saúde, informação e comunicação, a X Conferência em Saúde propôs a criação de centros de documentação, informação, comunicação e educação em saúde.
II. Os processos de ensino aprendizagem mediados pelas tecnologias de informação e comunicação baseiam-se, na perspectiva de construção de um ethos comunicacional e informacional no campo da Saúde Coletiva, na otimização da transmissão-recepção de informações.
III. Os dispositivos informacionais e comunicacionais foram amplamente apropriados pelo Sistema Único de Saúde, com a geração e a gestão de informações e processos comunicacionais relevantes para a população.
IV. Os gestores dos serviços de saúde devem trabalhar com territórios constituídos socialmente por fluxos, movimentos, pautas culturais, formas de construção de necessidades em saúde e demandas sociais que se entrelaçam de forma complexa e se configuram como impedimento à informação e à comunicação.
V. Tomando-se como ponto de partida as Conferências Nacionais de Saúde, observa-se que as propostas relativas à articulação entre comunicação, controle social e exercício de cidadania vêm se sobrepondo às tradicionais propostas de comunicação pedagógica orientadas, principalmente, para a prevenção de doenças.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: