O prazo de validade de concurso público é de até dois anos, ...
próximos itens.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é: C - certo.
O tema central da questão é a validade de concurso público conforme disposto na Constituição Federal de 1988. A administração pública é regida por princípios e normas que estão detalhados no texto constitucional, especialmente no que diz respeito ao ingresso de servidores por meio de concursos.
O embasamento legal para a resposta correta é o artigo 37, inciso III da Constituição Federal, que estabelece que o prazo de validade de um concurso público será de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. Isso significa que, após a homologação do resultado de um concurso, a administração pública tem um prazo de até dois anos para convocar os aprovados. Caso necessário, esse prazo pode ser estendido por mais dois anos.
Para resolver essa questão, é essencial que o aluno conheça o artigo mencionado e compreenda a lógica por trás da limitação do prazo de validade de concursos. Essa regra busca garantir que as seleções sejam atualizadas e refletem as necessidades e condições contemporâneas da administração pública.
A alternativa C - certo está correta porque afirma exatamente o que está disposto na CF/88. Não há outras alternativas a serem analisadas, pois se trata de uma questão de "Certo ou Errado".
A compreensão desse conceito é fundamental para quem se prepara para concursos, pois frequentemente é cobrado em provas sobre Direito Constitucional e Administração Pública.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva CORRETA
Vejamos o que diz a Constituição Federal de 1988 a respeito do tema em seu artigo 37, inciso III:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
CORRETÍSSIMA,
De acordo com a CONSTITUIÇÃO em seu artigo 37.
Notem o período de validade é de ATÉ DOIS anos, e não de dois anos. E pode ser prorrogado por IGUAL período, nem inferior, nem superior.
Ex: Validade de 6 meses, poderá ser prorrogado por apenas mais 6 meses.
Muito cuidado com a malícia do CESPE.
Questão está correta. Veja o que diz no art. 37 da constituição.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;
III – O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período,IV – durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego na carreira.
Bons estudos pessoal !!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo