Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de J...
Para muitos historiadores, o fim do período colonial brasileiro ocorreu em 1808, quando da chegada da família real ao Rio de Janeiro. No entanto, a opção pela independência formal do Brasil passou a ser abertamente discutida apenas em 1820, com a Revolução do Porto.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A chamada Revolução Pernambucana foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817.
A opção pela independência formal do Brasil só aparece em fins de 1821 e em 1822, quando se percebe o interesse das Cortes em "recolonizar" o Brasil. Ainda em 1822, havia esperanças no Brasil de constituição de uma monarquia dual.
Fim do período colonial foi em 1815 com o Reuino Unido, Portugal, Brasil e Algarves
Fim do Pacto Colonial
O fim do pacto colonial só ocorreu em 1808, com a vinda da família real para o Brasil. Dom João, Príncipe Regente, assinou uma carta Régia abrindo os portos às nações amigas, ou seja, o Brasil deixava a partir desta data de comercializar somente com Portugal.
Outra medida importante foi a liberação para que a colônia passasse a produzir manufaturas. Dom João esperava, com esta atitude, impulsionar a produção manufatureira aqui no Brasil, mas isto não ocorreu.
Em 1810, foi firmado um tratado comercial com a Inglaterra, o qual estabeleceu que os produtos ingleses entrariam no Brasil pagando um imposto menor. A Inglaterra passou a pagar 15% de imposto sobre o valor das mercadorias, enquanto Portugal 16% e outros países, 24%.
Brasil supera seu status colonial já em 1815, tornando-se Reino Unido a Portugal e Algarves.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo