As mudanças do mundo do trabalho e a contrarreforma do Esta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Assistente Social |
Q3127748 Serviço Social
As mudanças do mundo do trabalho e a contrarreforma do Estado têm determinado que o/a assistente social desenvolva novas habilidades profissionais – dentre elas, requerendo o domínio crítico de teorias e instrumentais. Assinale a alternativa que apresenta outras pautas relevantes nas quais o/a assistente deve buscar aprimorar-se. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é:

D) A importância de uma nova sociedade sem exploração e desigualdade de classe, etnia e de gênero.

Justificativa:

A alternativa D aborda uma questão central para o Serviço Social, que é a busca por uma sociedade mais justa e igualitária, livre de exploração e desigualdades em suas diversas formas, como as de classe, etnia e gênero. Essa é uma pauta fundamental para os assistentes sociais, que devem agir de maneira crítica e transformadora frente às condições sociais desiguais, apoiando-se nas teorias e abordagens que defendem os direitos humanos e a justiça social. O Serviço Social, historicamente, tem se empenhado em promover a igualdade e a emancipação das classes subalternas, combatendo as desigualdades estruturais presentes na sociedade.

Justificativa para as alternativas erradas:

  • A) O não cuidado à questão social e suas expressões em emprego das políticas públicas: Essa alternativa está errada porque o assistente social deve, ao contrário, se preocupar com as questões sociais e suas expressões nas políticas públicas. O Serviço Social atua justamente em defesa dos direitos sociais, acompanhando e criticando as políticas públicas para garantir que atendam às necessidades da população vulnerável. O não cuidado seria um afastamento das funções do assistente social.
  • B) A defesa da liberdade do mercado econômico como começo regulatório das relações sociais e econômicas: O assistente social não deve adotar a defesa do mercado econômico sem limites como uma base regulatória. Ao contrário, o Serviço Social, em sua perspectiva crítica, questiona a lógica neoliberal do mercado e defende a intervenção do Estado para a garantia dos direitos sociais e a proteção das populações em situação de vulnerabilidade. A livre atuação do mercado, muitas vezes, aprofunda as desigualdades e a exploração.
  • C) A satisfação das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem política neoliberal: Essa alternativa está equivocada porque sugere que o assistente social deve trabalhar dentro dos limites de uma ordem política neoliberal, que muitas vezes nega ou reduz os direitos sociais em nome do mercado. O Serviço Social, de forma crítica, busca questionar e transformar essa ordem, defendendo um modelo de sociedade que vá além das imposições do neoliberalismo e que atenda realmente às necessidades das populações marginalizadas.

Portanto, a alternativa D é a mais alinhada com os princípios do Serviço Social, que busca promover a justiça social, a equidade e os direitos humanos, combatendo as desigualdades de classe, etnia e gênero.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo