Acerca de clima e cultura organizacional, julgue os itens su...
A realização de cerimônia de entrega de prêmios aos colaboradores que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades ao longo do último ano de trabalho é uma forma de exprimir valores da cultura organizacional.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A questão aborda o conceito de cultura organizacional, que é um conjunto de normas, valores, crenças e expectativas que orientam o comportamento dos membros de uma organização. A cultura é transmitida aos colaboradores de diversas maneiras, incluindo rituais, símbolos, histórias, e práticas do dia a dia. Uma cerimônia de entrega de prêmios é um tipo de ritual que fortalece e expressa a cultura organizacional, pois valoriza e reconhece comportamentos e desempenhos alinhados com os valores da empresa.
Ao premiar colaboradores que se destacaram, a organização está efetivamente comunicando o que valoriza e quais comportamentos são desejáveis e devem ser emulados por outros funcionários. Isso faz com que os colaboradores internalizem esses valores e comportamentos como parte de sua atuação dentro da empresa. Portanto, tais práticas são uma manifestação direta dos valores que a empresa quer promover e sustentar, justificando a alternativa correta.
Portanto, entender a relação entre as práticas organizacionais, como a entrega de prêmios, e a cultura da organização é essencial para resolver questões desse tipo. Assim, a realização de cerimônias de premiação é certamente uma forma de exprimir os valores da cultura organizacional, validando a alternativa C - certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prof. Andréia Ribas
Nós temos como conhecer a cultura de uma empresa a partir de uma série de elementos que podemos observar e que são repassados aos novos integrantes. Em geral, os elementos mais comuns são:
Valores – Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc.
Estórias e mitos – São os “contos” que você ouve a respeito de fatos – reais ou não – que ocorreram na empresa, narrados por pessoas mais antigas na organização.
Crenças e pressupostos – Refere-se ao que é tido como verdadeiro pela empresa, as percepções de mundo, que são validadas com o tempo.
Ritos, rituais e cerimônias – São os eventos, em geral, que ocorrem dentro da organização e fazem com que a cultura se torne mais visível. São exemplos: as festinhas de aniversariantes do mês, a premiação de um ou mais funcionários pelo destaque na atividade exercida, etc.
Heróis – Tratam-se das pessoas que fizeram e/ou fazem história dentro da organização através de ações que fortaleceram a mesma. São eles que personificam os valores adotados pela empresa. Podemos citar diversos exemplos de heróis: Antônio Ermínio de Moraes, da Votorantin; Jack Welch, da GE e Ulisses Tapajós Neto, presidente da MASA.
Tabus – É tudo o que tido como não é permitido dentro da empresa. Existem organizações, por exemplo que vetam a contratação de pessoas da mesma família, namoro entre colegas de trabalho, etc.
Normas – São as regras escritas que ditam o comportamento considerado correto pela empresa e que deve ser seguido pelos seus funcionários.
Símbolos – Vão desde o logotipo até a mobília da empresa. A bandeira nacional é um símbolo da República Federativa do Brasil, por exemplo.
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/cultura-organizacional/21588/
Fala pessoal! Só lembrando que o herói organizacional é a figura forte que marca/marcou a formação ou impactou a Cultura Organizacional (de forma positiva como a colega mencionou mas também de forma negativa)
Valeu!
Bons estudos!
Na verdade o que esta expresso é que a cerimônia (que é um artefato) exprimi os valores, assim como os valores exprimem os pressupostos básicos da cultura de uma organização. Assim, os pressupostos básicos se expressão nos valores e, consequentemente, os valores se materializam nos artefatos.
Por exemplo: o pressuposto básico pode ser a responsabilidade social da organização, que se expressa no valor valorização dos colaboradores (empregados), materializando-se cerimônia de premiação dos colaboradores que se destacaram.
Espero ter ajudado.
Concordo com a Fernanda no livro de Chiavenatto os artefatos são: ritos, cerimonias etc...
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
Pessoal, além do que outros colegas já falaram sobre a cerimônia ajudar a divulgar os valores, reparem que, no caso citado, a cerimônia é a de entrega de prêmios àqueles que se destacaram. Isso ajuda a responder a questão, já que o evento estará demonstrando ao público o que é valorizado pela organização. Acredito que esse detalhe da questão desvia argumentos que afirmam a cerimônia ser apenas artefato...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo