Nos planos de benefício definido, o risco atuarial e o risco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304262 Contabilidade Geral
A respeito do reconhecimento e da evidenciação de planos de benefícios pós-emprego, julgue os itens subsecutivos.
Nos planos de benefício definido, o risco atuarial e o risco de investimento recaem, substancialmente, sobre o empregado.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RECAEM para o EMPREGADOR

Gabarito: Errado

Conforme o CPC 33 (R1) - Benefício a Empregados:

27. Os planos de benefício pós-emprego classificam-se como planos de contribuição definida ou de benefício definido, dependendo da essência econômica do plano decorrente de seus principais termos e condições. 

28. Nos planos de contribuição definida, a obrigação legal ou construtiva da entidade está limitada à quantia que ela aceita contribuir para o fundo. Assim, o valor do benefício pósemprego recebido pelo empregado deve ser determinado pelo montante de contribuições pagas pela entidade patrocinadora (e, em alguns casos, também pelo empregado) para um plano de benefícios pós-emprego ou para uma entidade à parte, juntamente com o retorno dos investimentos provenientes das contribuições. Em consequência, o risco atuarial (risco de que os benefícios sejam inferiores ao esperado) e o risco de investimento (risco de que os ativos investidos venham a ser insuficientes para cobrir os benefícios esperados) recaem sobre o empregado

30. Em conformidade com os planos de benefício definido: (a) a obrigação da entidade patrocinadora é a de fornecer os benefícios pactuados aos atuais e aos ex-empregados; e (b) risco atuarial (de que os benefícios venham a custar mais do que o esperado) e risco de investimento recaem, substancialmente, sobre a entidade. Se a experiência atuarial ou de investimento for pior que a esperada, a obrigação da entidade pode ser aumentada.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo