“tratados e declarações internacionais ratificadas pelos paí...
Texto 1 – Quem protege os cidadãos do Estado?
Renato Mocellin & Rosiane de Camargo, História em Debate
O conjunto de leis nacionais, assim como de tratados e declarações internacionais ratificadas pelos países, busca garantir aos cidadãos o acesso pleno aos direitos conquistados. Há, no entanto, inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo.
Existem diversas organizações internacionais que atuam de forma a evitar que haja risco para a vida das pessoas nesses casos, como a Anistia Internacional, a Cruz Vermelha e os Médicos sem Fronteiras. Por meio de acordos internacionais, essas instituições conseguem atuar em regiões de conflito onde há perigo para a população.
Os Médicos sem Fronteiras, por exemplo, nasceram de uma experiência de voluntariado em uma guerra civil nigeriana, no fim dos anos 1960. Um grupo de médicos e jornalistas decidiu criar uma organização que pudesse oferecer atendimento médico a toda população envolvida em conflitos e guerras, sem que essa ação fosse entendida como uma posição política favorável ou contrária aos lados envolvidos. Assim, seus membros conseguem chegar a regiões remotas e/ou sob forte bombardeio para atender os que estão feridos e sob risco de vida.
Para que a imparcialidade dos Médicos sem Fronteiras seja possível, é preciso que as partes envolvidas no conflito respeitem os direitos dos pacientes atendidos. Assim, a organização informa a localização de suas bases e o tipo de atendimento que deve ocorrer ali; o objetivo é proporcionar uma atuação transparente, que sublinhe o caráter humanitário da ação dos profissionais da organização.
“tratados e declarações internacionais ratificadas pelos países”; nesse segmento do texto 1 está sublinhada uma palavra denominada parônimo, por ter uma forma semelhante no idioma (retificadas), com significado distinto.
A frase abaixo em que está correto o emprego da forma sublinhada é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO LETRA E
a) Deferido > atendido, aprovado; Diferido > momento posterior (quem estuda direito tributário sabe bem, rs)
b) Fragrante > odor gradável (fragrância da "natura" rs); Flagrante > exato momento de determinado delito, crime ou ação (vide direito penal)
c) Imigrar > entrar em algum país; Emigrar > sair de determinado país (caso da questão)
d) Vultuoso > algo volumoso; Vultoso > quantidade excessiva de algo (talvez a questão mais passível de enganar o candidato)
e) Precedente > que vem antes de algo; Procedente > que vem de, possui fundamento (gabarito)
Apenas um comentário sobre PARÔNIMOS: são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.
Não poderia ser letra D? Houve um vultuoso( volumoso) comércio de mercadorias contrabandeadas no momento dos conflitos;??
??
MARIA ANDRADE, respondendo a sua pergunta:
A palavra "vultuoso" é referente ao que está inchado ou algo que é volumoso, devendo ser utilizado dentro da medicina para determinar alguém que sofre com vultuosidade.
A vultuosidade é a condição de quem apresenta os lábios e o rosto muito inchado e avermelhado, com os olhos salientes. A vultuosidade pode ser o sintoma de alguma doença ou reação alérgica.
Exemplo: "Os médicos examinaram o rosto vultuoso da menina" ou "Acho melhor você procurar alguma orientação médica, pois a sua face continua bastante vultuosa".
Já a palavra "vultosos" , que é a forma correta que caberia na questão, deve ser empregada para qualificar o valor ou quantidade excessiva de algo, sendo também utilizada no sentido de alguma coisa com muita importância ou volume.
Espero ter ajudado, Bons Estudos.
"Vultuoso" é diferente de "vultoso". Ex.: "Foi apreendido veículo com vultosa quantia em dinheiro escondida dentro do porta-luvas". Se o termo fosse "vultoso" (ao invés de "vultuoso"), o item estaria correto.
qual o erro da letra a?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo