“Que se destrua a criação da vila do Recife, para nunca mais...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: FEC Órgão: Prefeitura de Itapemirim - ES
Q1238710 História
“Que se destrua a criação da vila do Recife, para nunca mais haver. Que sejam desterrados e tidos e havidos por traidores à pátria Cristóvão de Barros e outros. Que todos os contratos serão arrematados na cidade de Olinda, como cabeça que é de Pernambuco. Que não se consentirá haver mais tributos, nem contratos dos que há. Que se conservará sempre um juiz do povo, feita a cada ano a sua eleição por vinte e quatros misteres (...). Que todos os governadores, ouvidores e juízes com seus oficiais de justiça morarão na cidade, e só dois ou três meses no Recife(...).”
O texto acima, extraído de um requerimento escrito em 1710, está relacionado ao seguinte conflito:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O requerimento mencionado remete a um conflito histórico específico que ocorreu em Pernambuco no início do século XVIII. Este conflito é conhecido como Guerra dos Mascates, que se caracterizou pela tensão entre os comerciantes do Recife, chamados pejorativamente de "mascates", e os senhores de engenho de Olinda. A disputa girava em torno de interesses econômicos e políticos, principalmente relacionados ao controle do comércio local e aos privilégios da cidade de Olinda, que era vista como a sede tradicional do poder na região.

O documento faz várias exigências que refletem os anseios dos olindenses, como a demolição da vila do Recife e a centralização dos contratos e do poder administrativo em Olinda. Além disso, propõe a criação de uma figura jurídica inovadora, o "juiz do povo", escolhido anualmente, o que indica uma tentativa de maior participação popular na gestão dos assuntos locais.

Diante das opções apresentadas, a alternativa correta e que corresponde ao conflito em questão é a letra C - Guerra dos Mascates. As outras alternativas citam conflitos distintos e que ocorreram em outros contextos históricos e regiões do Brasil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A “Guerra dos Mascates” foi um confronto armado ocorrido na Capitania de Pernambuco, entre os anos de 1709 e 1714, envolvendo os grandes senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses do Recife, pejorativamente denominados como “mascates”, devido sua profissão.

Não obstante, apesar do sentimento autonomista e antilusitano dos pernambucanos de Olinda, que chegaram até mesmo a propor que a cidade se tornasse uma República independente, este não foi um movimento separatista.

Contudo, não há consenso em afirmar que seja um movimento nativista, uma vez que os “mascates” envolvidos na disputa eram predominantemente comerciantes portugueses.

Gab: C

Fonte: https://www.todamateria.com.br/guerra-dos-mascates/

• Guerra dos Emboabas - MG/1709

• Guerra dos Farrapos - RS/1835

• Guerra dos Mascates - PE/1710

• Revolta de Beckman - MA/1864

• Revolta de Filipe dos Santos (Ou Vila Rica) - MG/1720

** Tirando a dos Farrapos todas são Nativistas

"A Guerra dos Mascates foi um confronto entre comerciantes de Recife e senhores de engenho de Olinda, ambas cidades do estado do Pernambuco, então capitania de Pernambuco. Ocorreu entre os anos de 1710 e 1711, por causa da crise do açúcar brasileiro, que passou a encontrar concorrentes em outros lugares do mundo."

Veja mais sobre "Guerra dos Mascates" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerra-dos-mascates.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo