Para uma efetiva ação dos antibióticos, deve-se "buscar por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201876 Odontologia
Para uma efetiva ação dos antibióticos, deve-se "buscar por fármacos que apresentem atuação específica sobre o microrganismo e que o dano ao hospedeiro seja o menor possível ou inexistente". A toxicidade seletiva pode ser alcançada com base nas diferenças estruturais das células bacterianas em comparação com as dos mamíferos. São características específicas das células bacterianas:
I-Células bacterianas apresentam divisão binária com ausência dos processos de meiose. II-Síntese proteica a partir da tradução da cadeia de nucleotídeos presentes no RNA mensageiro. III-Ausência de mitocôndrias. IV-Presença de membrana bioplasmática. V-Ausência de núcleo individualizado com membrana nuclear e ribossomos 70S.
É correto o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender os conceitos envolvidos.

A alternativa correta é a B - I, III e V, apenas.

Para compreender essa questão, é importante saber que os antibióticos devem ter toxicidade seletiva, ou seja, eles devem ser capazes de atacar as células bacterianas sem causar danos significativos às células do hospedeiro. Isso é possível graças às diferenças estruturais entre as células bacterianas e as células dos mamíferos.

A seguir, justificarei cada uma das afirmações:

I - Células bacterianas apresentam divisão binária com ausência dos processos de meiose.

Essa afirmação é correta. As bactérias se reproduzem por divisão binária, um processo simples e rápido que não envolve meiose, diferentemente das células eucarióticas.

II - Síntese proteica a partir da tradução da cadeia de nucleotídeos presentes no RNA mensageiro.

Essa afirmação é incorreta no contexto específico da questão. Embora a síntese proteica ocorra tanto em células bacterianas quanto em células de mamíferos, não é uma característica exclusiva das bactérias. Portanto, essa característica não ajuda a diferenciar células bacterianas de células de mamíferos.

III - Ausência de mitocôndrias.

Essa afirmação é correta. As bactérias não possuem mitocôndrias, enquanto as células de mamíferos possuem. Essa ausência é uma das características que os antibióticos podem explorar para atacar células bacterianas sem prejudicar as células do hospedeiro.

IV - Presença de membrana bioplasmática.

Essa afirmação é incorreta. A presença de membrana bioplasmática não é exclusiva das bactérias; todas as células, incluindo as de mamíferos, possuem essa estrutura. Portanto, esse ponto também não ajuda a diferenciar células bacterianas de células de mamíferos.

V - Ausência de núcleo individualizado com membrana nuclear e ribossomos 70S.

Essa afirmação é correta. As células bacterianas não possuem núcleo individualizado com membrana nuclear e têm ribossomos 70S, enquanto as células de mamíferos possuem núcleo individualizado com membrana nuclear e ribossomos 80S. Essas diferenças são importantes para a ação seletiva dos antibióticos.

Portanto, a alternativa B é a correta, pois apenas as afirmações I, III e V são exclusivas das células bacterianas e podem ser utilizadas para a toxicidade seletiva dos antibióticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os comentários desse usuário são realmente sérios?

Gabarito B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo