O portal de periódicos da CAPES, o Directory of Open Access ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65720 Biblioteconomia
A respeito das bibliotecas digitais e outros serviços de
informação em ambiente digital, julgue os itens subsequentes.

O portal de periódicos da CAPES, o Directory of Open Access Journals e a Scientific Electronic Library Online são portais de periódicos de acesso aberto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

O enunciado da questão aborda o conceito de acesso aberto em bibliotecas digitais e portais de periódicos. Para resolver essa questão adequadamente, é essencial compreender o que são plataformas de acesso aberto, bem como conhecer exemplos de plataformas que se encaixam nesta categoria.

Vamos analisar os portais mencionados:

  • Portal de Periódicos da CAPES: Este portal oferece acesso a uma grande variedade de conteúdos acadêmicos, mas nem todos são de acesso aberto. Ele é amplamente utilizado por instituições de ensino superior no Brasil, mas seu acesso completo é, em geral, restrito a membros dessas instituições.
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ): Este é um exemplo clássico de plataforma de acesso aberto. O DOAJ é um diretório que fornece acesso livre a revistas acadêmicas revisadas por pares de várias áreas do conhecimento.
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO): Esta plataforma também segue o modelo de acesso aberto. Ela disponibiliza uma ampla gama de periódicos científicos gratuitamente, principalmente da América Latina e Caribe.

Portanto, a afirmação de que todos os portais mencionados são de acesso aberto está incorreta, pois o Portal de Periódicos da CAPES não se enquadra totalmente nesta categoria. Isso torna a alternativa E a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Portal de Periódicos da Capes é de acesso livre e gratuito, porém só pode ser acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados Instituições autorizadas ou por pessoas autorizadas pelas mesmas. As instituições autorizadas são:
Instituições federais de ensino superior;
Instituições de pesquisa, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES;
Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais, com pelo menos um programa de pós-graduação, que tenha obtido nota 4 ou superior na avaliação da CAPES;
Instituições privadas de ensino superior, com pelo menos um doutorado, que tenha obtido nota 5 ou superior na avaliação da CAPES;
Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES, e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação, acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos.
Instituições que não se enquadram nos critérios citados, podem ter acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos como Usuários Colaboradores. Essa modalidade foi lançada pela Capes para atender à crescente demanda por parte das instituições de ensino e/ou pesquisa que não atendem aos requisitos exigidos de acesso gratuito.
Os Usuários Colaboradores pagam para acessar determinadas bases do Portal. Estas instituições se beneficiam com a economia em escala, obtida em negociação da Capes junto aos editores. Os valores das assinaturas são variáveis, de acordo com a avaliação do perfil da instituição feita pelos editores das bases solicitadas.

Fonte: 
http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=quem-participa&mn=69&smn=75

SciELO - Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

Fonte: http://www.scielo.org/php/level.php?item=1&lang=pt&component=56

Ser um portal de acesso livre é totalmente diferente de ser um portal de acesso aberto.

Conforme o blog de nosso eminentíssimo Prof. Kuramoto:

http://kuramoto.blog.br/2010/04/13/acesso-livre-ou-acesso-aberto-eis-a-questao/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo