A atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3017237 Psicologia
A atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas está focada numa rede de atenção psicossocial que estabelece como prioritária a noção de integralidade, fundamentada na consideração da subjetividade e do campo das relações sociais como estruturante da atuação profissional. As atividades disponíveis no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas) incluem atendimento individual, em grupo, oficinas e visitas domiciliares, nesse sentido as ações de saúde e assistência social ao usuário de álcool e outras drogas acontecem de certas formas. Marque a alternativa incorreta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a incorreta nesta questão.

Para entender melhor o contexto, vamos falar sobre a atenção psicossocial no contexto dos CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas). Esses centros têm o objetivo de oferecer um cuidado integral aos usuários de álcool e outras drogas, baseando-se na noção de integralidade e considerando a subjetividade e as relações sociais como elementos fundamentais para a atuação profissional.

O CAPS-AD foca em um modelo que se distancia da lógica biomédica tradicional, buscando romper com soluções prontas e promove uma atuação baseada no território e na comunidade (Alternativa B). As atividades oferecidas incluem tanto o atendimento individual, que pode ser medicamentoso ou psicoterápico (Alternativa C), quanto atendimento em grupos, como psicoterapia e oficinas terapêuticas (Alternativa D).

A alternativa A está correta ao afirmar que há um deslocamento da centralidade da lógica biomédica, promovendo um modelo mais abrangente e personalizado, que considera o contexto de vida do usuário.

Por outro lado, a alternativa E é incorreta porque sugere que o atendimento no CAPS-AD inclui a internação para desintoxicação sem contato comunitário e/ou familiar. Isso contraria o modelo de atenção psicossocial que busca justamente manter o vínculo comunitário e familiar como parte essencial do processo de recuperação. A internação em si não é o foco principal dos CAPS-AD, que buscam integrações e inserções sociais ao invés de isolamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo