A estratégia de Redução de Danos (RD), que completa trinta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3017239 Psicologia
A estratégia de Redução de Danos (RD), que completa trinta anos no Brasil, representa um passo na superação dessa visão simplificadora sobre o uso de substâncias psicoativas, uma vez que incentiva o protagonismo e autonomia do usuário, resgatando sua condição de sujeito. Sobre essa estratégia, marque a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

A Estratégia de Redução de Danos (RD) é um tema central nas políticas públicas de proteção e promoção à saúde, especialmente no que se refere ao uso de substâncias psicoativas. Ela busca superar visões simplificadoras e moralistas, promovendo o protagonismo e autonomia dos usuários, ao mesmo tempo em que os reconhece como sujeitos de direitos.

Alternativa B: Correta

Esta alternativa destaca a criação da Associação Brasileira de Redutores de Danos (ABORDA) em 1997, que desempenha um papel crucial na discussão e formulação de políticas públicas sobre drogas no Brasil. A RD é consolidada através do protagonismo dos usuários e do exercício da cidadania, elementos essenciais para uma abordagem humanizada e eficaz.

Alternativa A: Incorreta

Ela contradiz a essência da Redução de Danos, que é justamente incluir e capacitar grupos vulneráveis, como profissionais do sexo, travestis e usuários de drogas, considerados muitas vezes "grupos de risco", para que participem ativamente das estratégias de redução de riscos associados ao uso de substâncias.

Alternativa C: Incorreta

A primeira parte está correta ao reconhecer os usuários como sujeitos de direitos. No entanto, a afirmação final de que "a atenção deve ser construída em nome desse sujeito e não com ele" vai contra o princípio da RD, que enfatiza a construção conjunta e ativa com o usuário, não apenas para ele.

Alternativa D: Incorreta

A RD, na verdade, evita julgamentos morais e práticas punitivas. Ela busca uma abordagem mais compreensiva e não-penalizante, visando reduzir riscos e danos associados ao uso de drogas através de estratégias práticas e realistas.

Alternativa E: Incorreta

Os Programas de Redução de Danos tinham, sim, vínculo com o financiamento da Política Nacional de DST-AIDS, pois a abordagem de RD foi crucial para lidar com a disseminação do HIV entre usuários de drogas injetáveis, garantindo financiamento e apoio para a implementação dessas estratégias.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo