O conceito de prudência está presente na Estrutura Conceitua...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Questão que versa sobre Estrutura Conceitual e nos pede a alternativa correta.
De acordo com o CPC 00 (R2) temos:
“Prudência – Exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas.”
Já de acordo com o CPC 25, temos:
“Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos.”
Notem que no próprio conceito de provisão temos uma situação de incerteza. Portanto estimativa de provisão judicial é o item de maior incerteza para mensuração.
Vamos aos itens:
A) mercadoria para estoque;
Incorreto. O estoque deve ser avaliado pelo valor de custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor, e está relacionado ao conceito de prudência. Porém a questão pede o item de maior incerteza para mensuração, no caso da questão é a alternativa D.
B) empréstimo bancário pré-fixado;
Incorreto. Nesse caso, os juros já são reconhecidos na operação e não há incerteza na mensuração.
C) aplicação financeira pré-fixada;
Incorreto. Temos que o recebimento de juros já é reconhecido antecipadamente e não já incerteza na mensuração.
D) estimativa de provisão judicial;
Correto. Conforme apresentado acima.
E) ativo imobilizado.
Incorreto. O ativo imobilizado deve ser reconhecido pelo custo e não há incerteza na sua mensuração.
Gabarito do Monitor: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D.
Segundo o MCASP
Provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto
Questão duvidosa, não sei ao certo se foi anulada, porém as alternativas corretas são a (A), (D) e (E) que se aplicam à situação de maior incerteza para a mensuração, e não somente a (D) ! As alternativas (B) e (C) não estão relacionadas à incerteza na mensuração e, portanto, não se aplicam ao conceito de prudência. Segue a seguir a base de minha afirmação acima: O conceito de prudência, também conhecido como conservadorismo, está presente na estrutura conceitual da contabilidade. Ele orienta que ativos e receitas não devem ser superavaliados, ou seja, devem ser mensurados de forma mais cautelosa, considerando a possibilidade de incertezas e perdas futuras. Da mesma forma, passivos e despesas não devem ser subavaliados, ou seja, também devem ser mensurados de forma mais cautelosa, considerando a possibilidade de riscos e obrigações futuras.
Agora, analisando as alternativas:
(A) Mercadoria para estoque: A mensuração do estoque geralmente é realizada pelo menor valor entre o custo de aquisição e o valor realizável líquido. Portanto, está relacionada ao conceito de prudência.
(B) Empréstimo bancário pré-fixado: Em empréstimos pré-fixados, a taxa de juros é conhecida antecipadamente e não está sujeita a variações. Nesse caso, não há incerteza na mensuração.
(C) Aplicação financeira pré-fixada: Da mesma forma que o item anterior, em aplicações pré-fixadas, a taxa de juros é conhecida antecipadamente, não havendo incerteza na mensuração.
(D) Estimativa de provisão judicial: As provisões são reconhecidas quando há uma obrigação presente resultante de eventos passados, e a quantia pode ser razoavelmente estimada. Nesse caso, a estimativa de provisão judicial envolve incertezas, portanto está relacionada ao conceito de prudência.
(E) Ativo imobilizado: O ativo imobilizado é geralmente mensurado pelo custo de aquisição menos a depreciação acumulada. A depreciação é baseada na estimativa de vida útil e valor residual do ativo, o que envolve alguma incerteza. Portanto, também está relacionado ao conceito de prudência. Desta forma fica claro que esta questão é digna de anulação, caso não tenha sido anulada, os candidatos deram mole...
Questão mal formulada, na moral, só acertei pq ele falou de maior incerteza, daí bagaçei a alternativa referente a provisões
Incerteza? estima!!!
A alternativa que apresenta a situação de maior incerteza para a mensuração, à qual o conceito de prudência se aplica com mais ênfase, é a D: estimativa de provisão judicial.
Explicação:
- Prudência: Esse princípio contábil fundamental visa garantir que as demonstrações financeiras apresentem uma visão realista e confiável da situação patrimonial, financeira e de resultados da empresa.
- Incerteza: A prudência se aplica principalmente em situações onde há elevada incerteza sobre a mensuração de ativos, passivos, receitas ou despesas.
- Estimativa de provisão judicial: Essa conta representa um passivo contingente, ou seja, uma obrigação incerta quanto ao valor ou à data de vencimento. A estimativa do valor da provisão judicial envolve alto grau de subjetividade e incerteza, pois depende de diversos fatores, como o andamento do processo, a jurisprudência e a interpretação da lei.
Análise das demais alternativas:
- A: Mercadoria para estoque: A avaliação de mercadorias para estoque geralmente segue o custo histórico ou o valor realizável líquido, métodos relativamente objetivos com menor grau de incerteza.
- B: Empréstimo bancário pré-fixado: Empréstimos bancários pré-fixados possuem valores e prazos fixados em contrato, o que reduz a incerteza na mensuração.
- C: Aplicação financeira pré-fixada: Aplicações financeiras pré-fixadas também apresentam valores e rendimentos predefinidos, diminuindo a incerteza na mensuração.
- E: Ativo imobilizado: Ativos imobilizados são geralmente avaliados pelo custo histórico ou pelo valor revalorizado, com métodos de depreciação padronizados, o que reduz a incerteza na mensuração.
Observações importantes:
- A aplicação do princípio da prudência exige julgamento profissional do contador, que deve considerar todas as informações relevantes e utilizar técnicas de estimativa adequadas.
- As demonstrações financeiras devem divulgar informações sobre as estimativas e os julgamentos utilizados na aplicação do princípio da prudência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo