Com relação à ida da família real portuguesa para o Rio de J...
A transferência da Corte para a América portuguesa foi aventada em diferentes crises anteriores à de 1808, como estratégia para manutenção da soberania do pequeno reino ibérico frente às potências europeias.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, ocorrida em 1808, foi, de fato, um movimento estratégico considerado em crises anteriores. Esta decisão não foi uma resposta impensada ou desesperada, mas sim uma medida previamente contemplada como forma de preservar a soberania lusitana diante das ameaças das grandes potências, sobretudo a França napoleônica e a Inglaterra.
Por que é assertiva? Historicamente, a possibilidade de transferir a sede da monarquia para o Brasil já era discutida desde, pelo menos, o reinado de D. João IV, no século XVII. Com as invasões napoleônicas e o Bloqueio Continental imposto à Inglaterra, Portugal, aliado histórico dos britânicos, viu-se numa situação complicada, tendo que escolher entre suas alianças e a invasão iminente.
Assim, diante de tal cenário, a ida da família real para a América foi uma saída para evitar a perda da autonomia política. A medida permitiu que o governo português continuasse atuante, mesmo distante da Europa, e que o Brasil, até então uma colônia, passasse a ter um papel mais central no império português.
A decisão de transferir a corte não apenas salvaguardou a família real, como também levou ao desenvolvimento urbano e cultural do Rio de Janeiro, que se tornou a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves até a volta da família real a Portugal em 1821.
Portanto, a alternativa correta é C - certo, pois a transferência da corte foi uma estratégia previamente considerada e eficazmente utilizada para manter a soberania portuguesa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
pequeno quanto a extensão territorial na Europa, mas Portugal era uma potencia economica e as colonias deichavam seu territorio imenso.
Essa medida foi tomada, por que ao se recusar se aliar a França a mesma invadiu Portugal com suas tropas...
E para não perde o reinado, a corte foi deslocada temporariamente para o Brasil como forma de resistencia ao Imperador Napoleão .
Gabarito certo
Bons estudos e fé em Deus
Há uma outra questão do CESPE de 2008, cujo gabarito (CERTO) ajuda a entender melhor o motivo de esse item ser considerado também CERTO: "importantes pensadores ou dirigentes portugueses haviam concebido, de tempos em tempos, a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, a qual não ocorreu em 1807 apenas por pressão inglesa"
Naylla Menezes, sua justificativa não responde a questão, este motivo foi sim verdadeiro, porém não responde ao que o enunciado pergunta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo