As resinas compostas podem ser classificadas de várias manei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2015 - TJ-SC - Odontólogo |
Q482829 Odontologia
As resinas compostas podem ser classificadas de várias maneiras, que incluem o tamanho das partículas de carga, o grau de viscosidade e as propriedades ópticas do material, entre outras. Aquelas com alta quantidade de carga, passíveis de serem acomodadas, que têm alta resistência compressiva ao desgaste e que surgiram da busca de substituição do amálgama são as resinas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

Esta questão aborda a classificação das resinas compostas, que são materiais restauradores utilizados em odontologia. Essas resinas podem ser classificadas de acordo com vários critérios, como o tamanho das partículas de carga, viscosidade e propriedades ópticas. O foco específico da questão está nas resinas compostas que possuem uma alta quantidade de carga, alta resistência ao desgaste e são uma alternativa ao uso do amálgama.

Alternativa Correta: A - condensáveis

Justificativa:

As resinas condensáveis são projetadas para ter uma alta quantidade de carga e são conhecidas por sua resistência compressiva e ao desgaste. Elas foram desenvolvidas para substituir o amálgama em restaurações dentárias, oferecendo uma alternativa estética e funcional. A capacidade de serem "condensadas" facilita sua inserção e adaptação na cavidade preparada.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - Macroparticuladas: Estas resinas possuem partículas maiores, o que pode conferir resistência, mas não necessariamente a capacidade de serem condensadas ou a finalidade de substituir o amálgama.
  • C - Microparticuladas: Estas resinas têm partículas muito pequenas, proporcionando um acabamento mais liso e estético, mas geralmente têm menor resistência ao desgaste comparadas às condensáveis.
  • D - Convencionais: Este termo é genérico e não especifica o tipo de resina que seria utilizada para substituir o amálgama com as características descritas.
  • E - Flow: As resinas do tipo "flow" são fluídas e de baixa viscosidade, utilizadas para áreas que necessitam de adaptação em camadas finas, não possuindo a alta resistência esperada para substituir o amálgama.

Ao compreender as propriedades das diferentes resinas compostas, especialmente no contexto de resistência e aplicação, fica claro que a alternativa correta é a letra A.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As resinas condensáveis surgiram da necessidade de substituição do amálgama nas restaurações de dentes posteriores. Elas são consideradas de natureza híbrida, constituída por alto conteúdo de carga inorgânica (80% peso) associado à partículas micrométricas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo