Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80117 Psicologia
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é: C (certo).

Vamos explorar o tema da questão de maneira detalhada. A questão aborda as teorias da personalidade, especificamente as contribuições de dois dos maiores teóricos: Sigmund Freud e Carl Jung. Ambos os teóricos concordam que a mente ou psique atua em níveis consciente e inconsciente, mas divergem significativamente na compreensão e na origem do inconsciente.

Sigmund Freud propôs que o inconsciente é uma área da mente que abriga pensamentos, memórias e desejos de que não temos consciência. Ele acreditava que o inconsciente é formado principalmente por experiências passadas do indivíduo, especialmente aquelas da infância. Para Freud, os conteúdos inconscientes são pessoais e derivam das vivências e repressões individuais.

Por outro lado, Carl Jung introduziu o conceito de inconsciente coletivo. Segundo Jung, o inconsciente possui uma camada mais profunda, compartilhada por todos os seres humanos, que é composta por memórias e experiências arquetípicas. Estes arquétipos são formas universais e inatas que influenciam os comportamentos humanos.

Com isso em mente, a questão está correta ao afirmar que, para Jung, a parte mais significativa do inconsciente provém do inconsciente coletivo, enquanto para Freud, o inconsciente é formado principalmente pelas experiências passadas do indivíduo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

A existência do inconsciente coletivo não é derivada de experiências individuais, tal como o inconsciente pessoal, trabalhado porFreud, embora precise de experiências reais para poder se manifestar. Tais traços funcionais do inconsciente coletivo foram chamados por Jung de arquétipos, que não seriam observáveis em si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam. Jung chamou a atenção para o fato de que o inconsciente coletivo retém informações arquetípicas e impessoais, e seus conteúdos podem se manifestar nos indivíduos da mesma forma que também migraram dos indivíduos ao longo do processo de desenvolvimento da vida.

"O inconsciente coletivo é o mais poderoso e influente sistema da psique e, em casos patológicos, eclipsa o ego e o inconsciente individual." Hall - Lindzey - Teorias da personalidade 1

Arquétipo é descrito pelo psicólogo Carl Gustav Jung como um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano. Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo. Os arquétipos não são memórias coesas e "palpáveis" no contexto ou definição clássica de memória, mas são o conjunto de informações inconscientes que motivam o ser humano a acreditar ou dar crétido a determinados tipos de comportamento. os arquétipos correspondem ao conjunto de crenças e valores comportamentais básicos do ser humano. podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.

arquétipo da "grande mãe" :um tipo de crença religiosa muito comum no passado da humanidade que hoje ainda tem certas influências, especialmente de caráter animista como a expressão clássica "a mãe natureza."

keep on...

O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade.

O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam. Sendo assim, a teoria estabelece que o ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender e agir de certas formas. 

http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/eduardoaugusto/Incosciente1.htm 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo