Em relação ao empowerment ou fortalecimento do sujeito, ma...
( ) Deve ser contextualizado a partir das relações sociais mais gerais e complexas.
( ) Se for unilateral, separado e fragmentado, evita a vitimização dos dominados.
( ) Também pode denominar-se correlação de forças.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - C - E - E.
Empowerment ou fortalecimento do sujeito é um conceito amplamente discutido no âmbito do Serviço Social e relaciona-se com o processo de conceder poder às pessoas para que elas possam tomar decisões importantes sobre suas próprias vidas e comunidades. Agora vamos comentar cada uma das afirmações da questão:
- Deve ser contextualizado a partir das relações sociais mais gerais e complexas.
Esta afirmação é Certa. O empowerment deve ser entendido e aplicado considerando o contexto das relações sociais mais amplas. Compreendendo que as estruturas de poder e desigualdade são complexas, o fortalecimento dos sujeitos passa por uma análise crítica dessas relações e busca meios para que as pessoas afetadas por essas desigualdades possam desenvolver autonomia e poder de decisão.
- Se for unilateral, separado e fragmentado, evita a vitimização dos dominados.
Esta afirmação é Errada. Quando o empowerment é abordado de maneira unilateral ou fragmentada, essa abordagem pode inadvertidamente perpetuar a vitimização dos dominados, pois ignora as complexas dinâmicas de poder e as estruturas sociais que contribuem para a opressão. O empowerment eficaz requer uma abordagem holística e integrada.
- Também pode denominar-se correlação de forças.
Esta afirmação é Errada. A correlação de forças é um conceito relacionado, mas não é sinônimo de empowerment. Enquanto o empowerment foca no fortalecimento individual e coletivo para aumentar a autonomia e a capacidade de decisão, a correlação de forças pode se referir a uma variedade de contextos onde diferentes grupos ou classes sociais exercem poder ou influência, nem sempre relacionados ao processo de fortalecimento.
Portanto, a alternativa A é a correta, pois reconhece a necessidade de contextualização do empowerment e refuta a ideia de que abordagens unilaterais ou fragmentadas e a simples correlação de forças sejam suficientes para evitar a vitimização dos dominados ou representem o empoderamento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo