Em relação ao diagnóstico da Tuberculose Pulmonar (TB) na cr...
Em relação ao diagnóstico da Tuberculose Pulmonar (TB) na criança, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O diagnóstico da TB pulmonar na infância é baseado em uma combinação de critérios clínicos, epidemiológicos, associados a teste imunológico não específico de infecção tuberculosa e à radiografia de tórax.
II. O exame radiográfico do tórax deve ser solicitado precocemente em todas as crianças com suspeita de TB e é de fundamental importância no diagnóstico da doença.
III. É recomendado que o diagnóstico de tuberculose pulmonar em crianças (negativos à baciloscopia ou Teste Rápido Molecular-TB não detectado) seja realizado com base no sistema de pontuação ou escore, validado em nosso meio. Esse sistema valoriza dados clínicos, radiológicos e epidemiológicos e não envolve a confirmação bacteriológica, sabidamente difícil na infância.
IV. A Prova Tuberculínica (PT) deve ser interpretada como sugestiva de infecção por M. tuberculosis, independentemente do tempo de vacinação pela BCG. Considerar positivo quando ≥ a 5 mm e negativa quando < a 5 mm.