Leia o texto a seguir. Nem o imperialismo, nem o colonialis...
Nem o imperialismo, nem o colonialismo é um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação, bem como formas de conhecimento filiadas à dominação: o vocabulário da cultura imperial oitocentista clássica está repleto de palavras e conceitos como “raças servis” ou “inferiores”, “povos subordinados”, “dependência”, “expansão” e “autoridade”.
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40.
O trecho acima destaca o papel das ideologias na legitimação do imperialismo do colonialismo. Considerando a leitura pós-colonialista presente no trecho acima, tais ideologias replicam:
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Alternativa correta: A - a ideia de centralidade e de superioridade cultural de povos europeus.
O tema abordado pela questão é o papel das ideologias na legitimação do imperialismo e do colonialismo, conforme discutido pelo autor Edward Said em seu livro "Cultura e Imperialismo". Para resolver a questão, é necessário compreender a leitura pós-colonialista, que analisa como discursos e práticas culturais foram utilizados para justificar e perpetuar a dominação colonial.
Vamos explicar cada alternativa:
A - a ideia de centralidade e de superioridade cultural de povos europeus.
A alternativa correta destaca que as ideologias imperialistas e colonialistas eram baseadas na noção de que as culturas europeias eram superiores e centrais. Isso se manifesta em termos como “raças servis” ou “inferiores” e “povos subordinados”, conforme mencionado no texto de Said. Esse discurso legitimava a dominação e a exploração, convencendo tanto os colonizadores quanto os colonizados da hierarquia cultural e racial imposta.
B - a busca pela partilha do conhecimento e da cultura dos povos centrais.
Essa alternativa está incorreta porque o texto de Said não sugere que o imperialismo e o colonialismo visavam a uma partilha justa de conhecimento e cultura. Pelo contrário, eles envolviam a imposição de uma cultura dominante sobre a outra, frequentemente suprimindo ou desvalorizando as culturas locais.
C - a intenção de auxiliar no desenvolvimento das sociedades tidas como dependentes.
Embora os colonizadores muitas vezes alegassem que estavam ajudando no desenvolvimento das sociedades colonizadas, essa não era a verdadeira intenção por trás do imperialismo e do colonialismo. As práticas imperiais eram impulsionadas principalmente pelo interesse em acumulação e exploração dos recursos e da mão-de-obra das colônias.
D - a inaptidão dos povos colonizadores em expandir sua própria cultura.
Essa alternativa está incorreta pois contradiz o argumento central do texto, que é justamente sobre a imposição da cultura dos colonizadores. A expansão da cultura europeia era uma parte fundamental do projeto imperialista, sendo considerada uma missão civilizatória pelos colonizadores.
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