Uma empresa reapresentou valores em decorrência da adoção d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1978791 Auditoria Governamental
Uma empresa reapresentou valores em decorrência da adoção de novos pronunciamentos contábeis e o auditor emitiu em seu relatório de auditoria as seguintes informações: “Em nossa opinião, as demonstrações financeiras apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira, individual e consolidada, da empresa XYZ em 31 de dezembro de 20XX, o desempenho individual e consolidado de suas operações e os seus respectivos fluxos de caixa individuais e consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com as normas internacionais de relatório financeiro. Conforme mencionado na nota explicativa X, em decorrência da adoção dos novos pronunciamentos contábeis, os valores correspondentes, individuais e consolidados, relativos aos balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 20XX e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado para o exercício findo nessa data, apresentados para fins de comparação, foram ajustados e estão sendo reapresentados”.
Dessa forma, o auditor emitiu uma opinião:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre os tipos de opinião.


O auditor pode emitir uma opinião não modificada (relatório sem ressalvas) ou uma modificada (com ressalva, adverso ou com abstenção de opinião). 

Logo no começo do trecho do relatório de auditoria trazido pela questão, identificamos que o auditor é de opinião que as demonstrações financeiras apresentam adequadamente a posição patrimonial e financeira da empresa. 

Isso significa que ele emitiu uma opinião não modificada razão pela qual as alternativas A a D estão erradas. 

Só sobrou a letra E, que é o gabarito. 

Vale mencionar que o parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.

No caso da questão, a ênfase que o auditor quis fornecer no relatório foi a de que as demonstrações foram reajustadas e estavam sendo reapresentadas. 

O parágrafo de ênfase não modifica a opinião do auditor. 


Gabarito: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab. e

Resumo NBC TA 706.

Importância das Comunicações Adicionais

Primeiramente, uma comunicação adicional, seja por parágrafo de ênfase ou parágrafo de outros assuntos, tem como objetivo:

chamar a atenção dos usuários para assuntos apresentados ou divulgados nas demonstrações contábeis, de tal importância que sejam fundamentais para o entendimento das demonstrações contábeis; ou

chamar a atenção dos usuários para quaisquer assuntos que não os apresentados ou divulgados nas demonstrações contábeis e que sejam relevantes para os usuários entenderem a auditoria, as responsabilidades do auditor ou o seu relatório.

Análise: Dessa maneira, os parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos são informações adicionais incluídas no relatório para facilitar o seu entendimento.

Definições

Em primeiro lugar, vamos então entender quais são os tipos de comunicações adicionais:

Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.

Parágrafo de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório do auditor que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, as responsabilidades do auditor ou o seu relatório.

Contudo, o auditor só deve incluir o parágrafo de ênfase, desde que:

como resultado desse assunto, não fosse exigido que o auditor modificasse a opinião; (Relatório com Opinião não modificada); e

o assunto não tenha sido determinado como um principal assunto de auditoria a ser comunicado no relatório do auditor.

Gabarito: letra E.

Parágrafo de ênfase - Referente a um assunto apropriadamente apresentado/divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários.

Sua inclusão não afeta a opinião, nem substitui uma opinião modificada.

Desde que: Como resultado desse assunto, não fosse exigido que o auditor modificasse sua opinião.

O assunto não seja "principal assunto de auditoria"

Circunstâncias para seu uso:

  1. Incerteza relativa ao desfecho futuro de litigio excepcional/ ação regulatória;
  2. Aplicação antecipada de nova norma contábil antes de sua vigência;
  3. Catástrofe com efeito significativo sobre a posição financeira patrimonial;
  4. O auditor deve incluir uma referência clara do assunto enfatizado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo