Marcos com 70 anos de idade e Ana com 66 anos de idade cont...
Marcos com 70 anos de idade e Ana com 66 anos de idade contraíram matrimônio, adotando mediante pacto antenupcial o regime de comunhão universal de bens. Durante a vigência do casamento adquiriram um imóvel urbano no valor de R$ 300.000,00. Considerando esta situação hipotética, assinale a alternativa CORRETA:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O artigo 1.641 do Código Civil determina que o regime de separação de bens é obrigatório em alguns casos, tais como:
- Casamentos celebrados sem observar as causas suspensivas da celebração
- Casamentos de pessoas com mais de 70 anos
- Casamentos de pessoas que dependem de suprimento judicial para se casar
No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o regime de separação de bens pode ser alterado pela vontade das partes, mesmo em casamentos de pessoas com mais de 70 anos.
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 1 de fevereiro de 2024 permite que pessoas com mais de 70 anos escolham o regime de bens em casamentos ou uniões estáveis. Antes da decisão, a separação de bens era obrigatória para esta faixa etária.
Quando o casamento é celebrado sob o regime de separação de bens, os bens permanecem sob a administração exclusiva de cada cônjuge, que pode aliená-los ou gravados de ônus real.
Nos casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoa maior de 70 anos, o regime de separação de bens previsto no artigo 1.641, II, do Código Civil, pode ser afastado por expressa manifestação de vontade das partes mediante escritura pública.
STF. Plenário. ARE 1.309.642/SP, Rel. Min. Luís Roberto Barroso, julgado em 02/02/2024 (Repercussão Geral – Tema 1236) (Info 1122).
Casamentos e uniões estáveis que envolvem pessoa maior de 70 anos, o regime de separação de bens previsto no artigo 1.641, II, do Código Civil, pode ser afastado por expressa manifestação de vontade das partes mediante escritura pública.
QUESTÃO DESATUALIZADA
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 1º de fevereiro de 2024, por unanimidade, permitiu que pessoas com mais de 70 anos possam escolher o regime de bens a ser adotado em casamentos ou uniões estáveis, incluindo a comunhão universal de bens.
Gabarito Atualizado: E
A imposição do regime de separação obrigatória de bens da pessoa maior de 70 anos é insconstitucional de acordo com STF
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo