Entre os objetivos de uma auditoria financeira encontram-se ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos começar revisando os três principais tipos de auditoria do setor público, de acordo com os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público:
1. auditoria de conformidade
2. auditoria operacional
3. auditoria financeira
A norma internacional de auditoria que trata desse assunto é a ISSAI 100 - Princípios fundamentais de auditoria do setor público. O manual de auditoria do TCU e outros manuais de auditoria do setor público, geralmente, apenas reproduzem os conceitos estabelecidos na ISSAI 100. Por isso, poderíamos resolver essa questão com base em manuais e outros normativos.
Mas vamos direto na fonte. Veja esse recorte da ISSAI 100 que trata dos tipos de trabalho:
“29. Existem dois tipos de trabalho:
• Nos trabalhos de certificação, a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
• Nos trabalhos de relatório direto, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto, de acordo com os critérios, é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. A auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas."
Dica! A diferenciação entre trabalhos de certificação e de relatório direto DESPENCA em provas de auditoria do setor público. Por isso, preste atenção nesse resumo matador que fiz aqui embaixo com a palavras-chave que diferenciam cada conceito.
Certificação: parte responsável > mensura e apresenta o objeto.
Relatório direto: auditor > mensura ou avalia o objeto.
Atenção! Em trabalhos de certificação, o auditor obtém evidência sobre a informação do objeto para expressar uma conclusão. Já em trabalhos de relatório direto, o auditor atua diretamente no objeto de auditoria. Não confunda informação do objeto (ex: demonstrações financeiras) com o próprio objeto (ex: posição financeira, patrimonial e desempenho).
1. auditoria de conformidade => pode ser certificação ou relatório direto
2. auditoria operacional => sempre relatório direto
3. auditoria financeira => sempre certificação
Agora veja os exemplos dispostos na ISSAI 100:
“30. (...) Constituem o objeto ou a informação sobre o objeto nos três tipos de auditoria cobertos pelas ISSAI os seguintes:
Auditoria financeira: o objeto de uma auditoria financeira é a posição financeira, o desempenho, o fluxo de caixa ou outros elementos que são reconhecidos, mensurados e apresentados em demonstrações financeiras. A informação sobre o objeto são as demonstrações financeiras.
Auditoria operacional: o objeto de uma auditoria operacional é delimitado pelos objetivos e questões de auditoria. Os objetos podem ser programas específicos, entidades, fundos ou certas atividades (com seus produtos, resultados e impactos), situações existentes (incluindo causas e efeitos), assim como informações financeiras ou não financeiras sobre qualquer um desses elementos. O auditor mensura ou avalia o objeto para avaliar a extensão na qual os critérios estabelecidos foram ou não atendidos.
Auditoria de conformidade: o objeto de uma auditoria de conformidade é delimitado pelo escopo da auditoria. Podem ser atividades, transações financeiras ou informações. Em trabalhos de certificação sobre conformidade, o auditor foca na informação sobre o objeto, que pode ser uma declaração de conformidade com uma estrutura de relatório estabelecida e padronizada."
Feita toda a revisão do conteúdo, já podemos analisar as alternativas, no que tange às auditorias financeiras:
A) Errado, o escopo da auditoria não é definido pela entidade auditada, é definido pelos termos da auditoria, que pode ter como base uma exigência da legislação, uma solicitação de órgão, um acordo com a entidade auditada ou até mesmo por iniciativa própria da entidade fiscalizadora.
Veja o disposto na ISSAI 100:
“44. Os auditores devem assegurar que os termos da auditoria sejam claramente estabelecidos. As auditorias podem ser exigidas pela legislação, solicitadas por um órgão legislativo ou de controle, iniciadas pela EFS ou realizadas por simples acordo com a entidade auditada. Em todos os casos, o auditor, a administração da entidade auditada, os responsáveis pela governança e outros, conforme aplicável, devem chegar a um entendimento comum e formal acerca dos termos da auditoria e dos seus respectivos papéis e responsabilidades. Informações importantes podem incluir o objeto, o escopo e os objetivos da auditoria, o acesso aos dados, o relatório que resultará da auditoria, o processo da auditoria, as pessoas de contato e os papéis e responsabilidades das diferentes partes envolvidas no trabalho."
B) Errado, de acordo com a ISSAI 100, os níveis possíveis de asseguração para os trabalhos de auditoria no setor público são dois: razoável ou limitado.
“33. A asseguração pode ser razoável ou limitada"
C) Certo, como vimos, auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, conforme ISSAI 100:
“30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo."
D) Errado, como vimos, auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, não relatório direto.
E) Errado, não há restrição quanto ao recorte temporal, ou seja, o período das demonstrações financeiras a ser analisado pelo auditor. Pode ser no encerramento ou em demonstrações intermediárias.
Gabarito do Professor: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C.
ISSAI 100
30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável.
As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto.
As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.
Gabarito: C.
Certificação: parte responsável > mensura e apresenta o objeto.
Relatório direto: auditor > mensura ou avalia o objeto.
1. auditoria de conformidade => pode ser certificação ou relatório direto
2. auditoria operacional => sempre relatório direto
3. auditoria financeira => sempre certificação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo