A Síndrome de Disfunção Reativa das Vias Aéreas (SDVA/RADS)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q195584 Segurança e Saúde no Trabalho
A Síndrome de Disfunção Reativa das Vias Aéreas (SDVA/RADS) é causada pelo excesso de exposição aos agentes:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - bromo, cádmio e gás cloro.

A Síndrome de Disfunção Reativa das Vias Aéreas (SDVA/RADS) está associada a uma reação aguda das vias aéreas após a exposição a agentes irritantes, geralmente em ambientes ocupacionais. Esta condição ocorre quando há uma exposição intensa e súbita a substâncias que causam irritação respiratória. Compreender esta síndrome e suas causas exige conhecimento sobre os agentes químicos que podem desencadeá-la.

Justificando a alternativa correta:

A alternativa A menciona os agentes bromo, cádmio e gás cloro como causadores da SDVA/RADS. Estes são bem reconhecidos por sua capacidade de irritar as vias aéreas, especialmente em exposições agudas e de alta concentração. O gás cloro, em particular, é um irritante respiratório potente e já documentado em várias situações de exposição ocupacional.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa B - flúor, arsênio e berílio: Embora estes elementos possam ser tóxicos e causarem problemas de saúde, eles não são tipicamente associados com desencadear a SDVA/RADS de forma aguda como os listados na alternativa correta.

Alternativa C - radiação ionizante, acrilatos e anidro sulfuroso: A radiação ionizante não é um agente químico e, portanto, não se encaixa no perfil de substâncias que causam a SDVA/RADS. Acrilatos e anidro sulfuroso podem ser irritantes, mas ainda assim não são os principais responsáveis pela síndrome discutida.

Alternativa D - iodo, flúor e anidro sulfuroso: Estes também não são agentes comumente associados à SDVA/RADS. O iodo, por exemplo, é mais conhecido por suas propriedades antissépticas do que por causar irritação respiratória aguda.

Alternativa E - flúor, arsênio e gás cloro: Embora o gás cloro seja um irritante reconhecido, a combinação com flúor e arsênio não é tipicamente associada à síndrome em questão.

Compreender a relação entre agentes químicos e suas consequências à saúde é vital para o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e para a eficácia nas respostas a exposições agudas. Fique atento aos detalhes sobre cada substância e suas características específicas para melhor responder a questões de concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo