Uma equipe de auditores de um órgão de controle recebeu um ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Atenção! Pessoal, quando falamos do assunto procedimentos/técnicas de auditoria, os examinadores costumam misturar os referenciais teóricos. Nas questões, veremos com frequência termos técnicos provenientes da doutrina, de manuais técnicos ou de normativos específicos, tudo misturado. Apesar da essência dessas definições serem as mesmas, podemos ter que enfrentar pequenas diferenças de um referencial para outro. Por isso é sempre importante estar atento ao contexto da questão, ok?
No caso dessa questão da FGV, como não há referencial teórico explícito, responderemos com base em três referenciais (doutrina, manuais e NBC TA). Vou deixar uma pequena descrição de cada técnica nas alternativas para as próximas provas.
Feita essa introdução, vejamos cada alternativa, procurando pelo procedimento adotado pela equipe de auditores nesse caso hipotético:
Atenção! A parte mais relevante do contexto da questão é a última frase. O examinador quer saber com qual técnica de auditoria a análise dos relatórios de gastos e das planilhas de capacidade e ocupação está alinhada.
A) Errado, não houve circularização (confirmação externa) nesse caso.
O mais comum é utilizarmos o termo técnico confirmação externa, conforme NBC TA 500. Essa técnica consiste em fazer com que o auditado expeça cartas dirigidas a terceiros com as quais mantém relação de negócios, solicitando que confirmem, em carta dirigida diretamente ao auditor (por escrito), qual a situação desses negócios. É recomendável para confirmar informações junto a fontes externas da entidade auditada, por exemplo, saldos de contas a receber e a pagar, estoques, saldos bancários etc.
B) Certo, ao comparar as informações do relatório de gastos (dados financeiros) com as planilhas de capacidade e nível de ocupação (dados não financeiros) a equipe realizou a técnica de revisão analítica.
A técnica de revisão analítica consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.
Para arrematar, veja a disposição da NBC TA 520:
“4. Para fins das normas de auditoria, o termo procedimento analítico significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Procedimentos analíticos compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados (ver itens A1 a A3).
A2. Os procedimentos analíticos incluem, também, levar em consideração as relações, por exemplo:
entre elementos das informações contábeis que se esperaria que se adequassem a um padrão previsível com base na experiência da entidade, como porcentagens da margem bruta;
entre informações contábeis e informações não contábeis relevantes, como custos com folha de pagamento e número de empregados."
C) Errado, não houve análise de contas nesse caso. Não há sequer menção a uma conta contábil.
A análise de contas consiste no exame das transações que geraram lançamentos em determinada conta contábil, para investigar e identificar a existência, legalidade e pertinência dos fatos correspondentes nas contas contábeis de uma entidade.
D) Errado, não houve a utilização do mapa de processos nesse caso.
A técnica de mapeamento de processo fornece uma representação gráfica das operações sob análise, evidenciando a sequência de atividades, os agentes envolvidos, os prazos e o fluxo de documentos em uma organização ou área. Isso permite à equipe de auditoria, identificar mais facilmente oportunidades para a racionalização, aperfeiçoamento dos processos de trabalho e riscos em uma organização.
E) Errado, não houve conferência de cálculos nesse caso.
A conferência de cálculos (por vezes chamado de recálculo) consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.
Essa técnica é recomendada e geralmente utilizada como teste substantivo, para certificar a correção dos registros contábeis, por exemplo, cálculos de valores de estoques, amortização de despesas antecipadas e diferidas, depreciações, provisões, cálculos atuariais etc. Não há no caso algo que sugere a utilização dessa técnica.
Atenção! Perceba a diferença entre verificar relações entre dados que envolvem cálculos (ex: revisão analítica) e verificar a exatidão dos cálculos realizados pelo auditado, conferindo-os (recálculo).
Gabarito do Professor: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Revisão analítica (Conselho Federal de Contabilidade, 2003): Verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
auditores resolveram pedir um relatório (circularização) kkkkkkkkkkkk
que pega!!!!
Procedimentos de Auditoria: São eles: Inspeção, observação, confirmação externa (circularização), recálculo, indagação, reexecução e Revisão Analítica, esse último trata-se da avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
comparação entre dois dados financeiros ou não - revisão analítica
nessa questão:
relatórios de gastos ( dado financeiro) comparado com as planilhas com informações sobre capacidade e nível de ocupação das creches (dado não financeiro)
A análise dos relatórios de gastos e das planilhas com informações sobre capacidade e nível de ocupação das creches está alinhada com a técnica de:
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo