A matriz de achados é um papel de trabalho utilizado para e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: CGM - RJ Prova: FGV - 2023 - CGM - RJ - Contador |
Q2115828 Auditoria

A matriz de achados é um papel de trabalho utilizado para estruturar o desenvolvimento dos achados de uma auditoria, conforme a ilustração a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Após concluir a aplicação dos procedimentos planejados, em consulta a outros papéis de trabalho, o auditor encontrou a seguinte anotação: “Registrar na matriz de achados: prejuízo ao erário pelo pagamento de vantagem remuneratória a servidores motivada por acúmulo indevido de funções”.

Considerando os atributos elementares da matriz de achados, essa anotação deveria ser inserida na coluna relativa a:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre um caso hipotético envolvendo a matriz de achados.  

Os achados de auditoria constituem o resultado da comparação entre o critério e a condição. Podem indicar conformidade ou desconformidade em relação ao critério e constituem a parte central do relatório do auditor, pois representam a base não apenas para a conclusão a ser alcançada, mas também para as recomendações elaboradas pela equipe.

Na auditoria governamental, os achados devem responder às questões de auditoria elaboradas na fase de planejamento e ser apresentados, no relatório, preferencialmente por ordem de relevância.

De modo geral, para cada questão de auditoria deve haver um achado correspondente. No entanto, existem situações em que essa relação é mais complexa e precisam de um endereçamento específico. 

Atenção! Pessoal, em auditoria governamental, existem diversas referências de estrutura para a matriz de achados. Para fins de concurso, as que mais aparecem são provenientes do TCU ou do manual de auditoria específico do órgão (que geralmente se inspira no modelo TCU). Por isso, vou utilizar o modelo de matriz da PORTARIA-ADPLAN Nº 1, DE 25 DE JANEIRO DE 2010 do TCU para responder à questão.

Veja o modelo utilizado no TCU, especialmente em auditorias de conformidade:



Feita a revisão do conteúdo, já podemos analisar as alternativas, de acordo com a anotação do caso concreto hipotético:

A) Errado, na coluna relativa a causa, devemos inserir a razão da discrepância entre a condição e o critério (ex: vulnerabilidades no processo de pagamento da entidade).

Veja a definição de causa no normativo:
“60. A causa de um achado é a razão da discrepância entre a condição e o critério. É, pois, o ato, o fato ou o comportamento que contribuiu significativamente para a divergência entre a situação encontrada e o critério."

B) Certo, o prejuízo ao erário deveria ser inserido na coluna relativa ao efeito, conforme normativo do TCU:
“68. Os efeitos de um achado são as consequências para o órgão/entidade, para o erário ou para a sociedade, resultantes da divergência entre a situação encontrada e o critério. Os efeitos podem ser reais, ou seja, aqueles efetivamente verificados, ou potenciais (riscos), aqueles que podem ou não se concretizar em decorrência do achado (ver, a respeito, Acórdão n.º 1.292/2003–TCU–P)."

C) Errado, na coluna relativa a evidência, devemos inserir os documentos que respaldam a opinião da equipe (ex: notas fiscais, laudos, declarações).

Veja a definição de evidência no normativo:
"57. Na indicação das evidências é preciso registrar de forma precisa o(s) documento(s) que respalda(m) a opinião da equipe."

D) Errado, na coluna relativa ao objeto, devemos inserir onde o achado está constatado (ex: contrato X, base de dados Y, programa Z).

Veja a definição de objeto no normativo:
“51. Devem ser indicados todos os objetos nos quais o achado foi constatado. A indicação dos objetos deve conter, sempre que possível: o número, o ano e uma breve descrição do assunto a que este se refere."

E) Errado, na coluna relativa a situação encontrada, devemos inserir a condição do objeto.

Veja a definição de condição no normativo:
“130. situação encontrada – descrição dos fatos ocorridos em cada um dos objetos (processo, convênio, contrato, edital, projeto básico etc.) analisados"

 

Gabarito do Professor: Letra B

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A anotação deveria ser inserida na coluna relativa a "efeito", uma vez que a vantagem remuneratória indevida representa um resultado negativo que afeta o erário. As colunas da matriz de achados são: objeto, situação encontrada, causa, efeito e recomendação. A coluna "efeito" é onde o auditor descreve o resultado negativo decorrente da situação encontrada.

A notação é na coluna EFEITO, é a consequência da divergência entre a condição e o critério. Pode ser positivo, correspondendo a benefícios alcançados, ou negativo, correspondendo ao risco ou exposição que sofre o objeto de auditoria ou a Unidade Auditada por não estar conforme o padrão esperado.

Letra: B

Fonte:https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/64407

O efeito é o prejuízo ao erário.

A Matriz de Procedimentos e Achados caracteriza-se como agenda de tarefas a serem realizadas na execução do trabalho de Auditoria e tem como objetivo reunir de forma estruturada elementos suficientes para responder com segurança as questões de auditoria, não havendo regras rígidas sobre a definição dos procedimentos a serem aplicados, mas deverão ser desenvolvidos de forma a contemplar todo o escopo do objeto auditado.

Contém procedimentos a serem aplicados para se obter os achados que respondam às questões de auditoria. Orienta a equipe sobre as determinações, recomendações e orientações, e subsidia o relatório de auditoria ao reunir os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório.

QUESTÃO CERTA: Um exemplo de ferramenta de controle de qualidade na execução de uma auditoria operacional é a matriz de achados, que, entre outros usos possíveis, auxilia no exame de evidências, causas e efeitos e demais elementos do relatório de auditoria.

QUESTÃO CERTA: A matriz de achados é um quadro com linhas e colunas para que o auditor possa elencar as constatações e informações durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações.

QUESTÃO CERTA: Um exemplo de ferramenta de controle de qualidade na execução de uma auditoria operacional é a matriz de achados, que, entre outros usos possíveis, auxilia no exame de evidências, causas e efeitos e demais elementos do relatório de auditoria.

Segundo o item 236 do manual de Auditoria Operacional do TCU: “A matriz de achados contribui para o controle de qualidade, na medida em que auxilia na sistematização e análise dos resultados da auditoria. A matriz de achados é importante para a correta elaboração do relatório de auditoria, pois dispõe, de forma estruturada, os achados, suas evidências, causas e efeitos, elementos que compõem os capítulos principais do relatório”.

QUESTÃO CERTA: É correto afirmar, em relação à auditoria operacional, que: na auditoria operacional, o principal instrumento de apoio à elaboração do relatório de auditoria é a matriz de achados. Daí a importância da discussão da matriz entre os integrantes da equipe, com os gestores e demais atores relevantes, antes de se iniciar a redação do texto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo