Uma equipe de auditoria interna foi requerida a realizar um ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
e trabalho do auditor interno.
Atenção! Pessoal, essa questão da FGV mistura alguns termos técnicos de diferentes normativos de auditoria. Vou utilizar como base de resposta a IN CGU 08/2017 (Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal), que é baseada nas normas internacionais para a prática profissional de auditoria interna do IIA (The Institute of Internal Auditors) e é bastante cobrada em provas.
Vamos começar com esse quadro-resumo que diferencia dois trabalhos possíveis de serem realizados pelo auditor interno: avaliação (asseguração ou assurance) e consultoria:
Feita toda a introdução do conteúdo, podemos analisar as alternativas procurando por uma alternativa que trate especificamente do trabalho conduzido pela equipe de auditoria interna do contexto:
A) Errado, relatório direto é um tipo de trabalho realizado pelo auditor governamental, sobretudo em auditorias operacionais. Não se relaciona especificamente ao contexto de auditoria interna da questão.
Veja a o disposto na ISSAI 100, que trata de princípios fundamentais de auditoria no setor público:
“29. Existem dois tipos de trabalho:
• Nos trabalhos de certificação, a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
• Nos trabalhos de relatório direto, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto, de acordo com os critérios, é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. A auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas."
B) Certo, a avaliação independente da equipe de auditoria interna sobre processos da organização é característica de um trabalho de avaliação, conforme normativo da CGU:
“O trabalho de avaliação, como parte das atividades de auditoria interna, pode ser definido como a obtenção e a análise de evidências com o objetivo de fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria."
C) Errado, como vimos no quadro-resumo, o serviço de consultoria é conduzido com o objetivo de fornecer assessoramento e aconselhamento, não uma avaliação independente do objeto.
D) Errado, auditoria de gestão é um tipo específico de auditoria governamental no contexto da prestação de contas, não é uma classificação de trabalho da auditoria interna, como pedido no contexto da questão.
E) Errado, certificação é um tipo de trabalho realizado pelo auditor governamental, sobretudo em auditorias financeiras, definido pela ISSAI 100. Não se relaciona especificamente ao contexto de auditoria interna da questão.
Gabarito do Professor: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno. Geralmente há três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance): (1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante - o proprietário do processo, (2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e (3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário.
Os serviços de consultoria são, por natureza, de assessoria e geralmente são realizados a partir da solicitação específica de um cliente do trabalho. A natureza e o escopo dos trabalhos de consultoria estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho. Geralmente os serviços de consultoria envolvem duas partes: (1) a pessoa ou grupo que oferece a assessoria – o auditor interno, e (2) a pessoa ou grupo que busca e recebe a assessoria – o cliente do trabalho. Ao realizar serviços de consultoria, o auditor interno deveria manter a objetividade e não assumir responsabilidades que são da administração.
A resposta correta é (B).
De acordo com as Normas dos Profissionais de Auditoria Interna, um serviço de avaliação (assurance) é um serviço proporcionado por auditores internos que fornece uma avaliação independente da adequação, efetividade ou eficiência de um assunto.
No caso em questão, a equipe de auditoria interna está sendo requerida para fornecer uma avaliação independente sobre os processos de governança conduzidos pela organização. Portanto, o trabalho deve ser conduzido sob a perspectiva de um serviço de avaliação (assurance).
As demais alternativas estão incorretas porque:
Relatório direto de conformidade é um relatório fornecido por auditores internos que fornece uma declaração sobre se um assunto está em conformidade com políticas, diretrizes, leis ou regulamentos.
Serviço de consultoria é um serviço proporcionado por auditores internos que fornece orientação, assistência ou conselhos sobre um assunto.
Trabalho de auditoria de gestão é um trabalho proporcionado por auditores internos que tem como objetivo melhorar a efetividade e a eficiência das operações da organização.
Trabalho de certificação é um trabalho proporcionado por auditores internos que fornece uma declaração sobre se um assunto está livre de erros ou omissões.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo