De acordo com a Lei n° 8.080/90, sobre os serviços privados...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter complementar.
A Lei nº 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde, estabelece as bases para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, incluindo a participação complementar de entidades privadas. Segundo essa legislação, as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos têm preferência na prestação de serviços de saúde ao SUS, quando os serviços públicos não são suficientes para atender à demanda da população.
Vamos analisar agora as demais alternativas:
B - os proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados poderão exercer cargo de chefia ou função de confiança no SUS.
Esta alternativa está incorreta. A Lei nº 8.080/90 impede que proprietários, administradores e dirigentes de entidades privadas conveniadas ou contratadas pelo SUS ocupem cargos de chefia ou funções de confiança no SUS. Isso é para evitar conflitos de interesse.
C - as entidades com fins lucrativos terão preferência sobre as filantrópicas para participar do SUS.
Incorreta. Conforme mencionado anteriormente, a preferência é dada às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, não às entidades com fins lucrativos.
D - a participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante licitação, sendo vedado contratos ou convênios para contratação.
Esta alternativa também está incorreta. A Lei permite a formalização de contratos ou convênios com entidades privadas para prestação de serviços ao SUS, sem a obrigatoriedade de licitação, desde que respeitada a legislação vigente.
E - os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Incorreta. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regula planos de saúde privados e não os serviços prestados pelo SUS. Os critérios e valores para a remuneração de serviços do SUS são estabelecidos pelo próprio sistema, através de normativas específicas.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor a questão abordada. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
? Segundo a LOS (8080/90):
? Art. 25. Na hipótese do artigo anterior, as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
COMPLEMENTANDO...
Art. 199, CF - A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
§ 1.o - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo