Uma grande variedade de laticínios levemente ácidos são enco...
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa E - Streptococcus thermophilus – Lactobacillus bulgaricus
Vamos entender por que a alternativa correta é a letra E e analisar as demais alternativas:
O iogurte é um produto lácteo fermentado produzido por meio da ação de bactérias específicas. Na produção de iogurte, duas espécies de bactérias desempenham papéis essenciais:
Streptococcus thermophilus – Esta bactéria é responsável pela produção de ácido lático, que contribui para a acidez do iogurte. A acidez é uma característica importante porque ajuda na coagulação do leite, dando ao iogurte sua textura e sabor característicos.
Lactobacillus bulgaricus – Esta bactéria contribui para o sabor e o aroma do iogurte. Ela também ajuda na produção de ácido lático, mas sua principal função é conferir as propriedades organolépticas (sabor e aroma) ao produto final.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Staphylococcus aureus – Pseudomonas aeruginosa
Staphylococcus aureus é uma bactéria frequentemente associada a infecções e intoxicações alimentares, e Pseudomonas aeruginosa é conhecida por causar infecções hospitalares. Nenhuma dessas bactérias tem um papel na produção de iogurte.
B - Streptococcus agalactiae – Escherichia coli
Streptococcus agalactiae está associada a infecções em humanos e animais, especialmente em recém-nascidos, e Escherichia coli é uma bactéria do intestino que pode causar intoxicações alimentares. Essas bactérias também não são usadas na produção de iogurte.
C - Bacillus cereus – Proteus mirabilis
Bacillus cereus é um agente conhecido de intoxicação alimentar, e Proteus mirabilis é uma bactéria que causa infecções urinárias. Novamente, essas bactérias não têm papel na produção de iogurte.
D - Candida krusei – Saccharomyces cerevisiae
Candida krusei é um fungo que pode causar infecções oportunistas em humanos, e Saccharomyces cerevisiae é um fermento utilizado na produção de pão e cerveja, mas não de iogurte. Os fungos não são os agentes principais na fermentação do iogurte, que é feita por bactérias específicas.
Concluindo: A alternativa correta é a letra E. Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus são as bactérias utilizadas na produção de iogurte, pois elas contribuem para a acidez, textura, sabor e aroma do produto final.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão e a importância de cada microorganismo na produção de iogurte. Se tiver mais dúvidas, estarei à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E
Explicando.
O iogurte é um produto fermentado do leite com sabor ligeiramente azedo, obtido a partir da ação combinada de duas espécies de bactérias, a Streptococcus thermophilus e a Thermobacterium bulgaricum.
Streptococcus thermophilus é um probiótico frequentemente encontrado usado na produção de queijo e iogurte.
Quem Boa para quem vai fazer concurso para engenheiro de alimentos mas para professor de bioligia é muito específica. Mesmo assim por eliminação consegue chegar no gabarito certo(E)
Eu acertei porque meu médico sempre pedia pra comprar iogurte natural para a ingestão dos lactobacilos vivos que atuam no melhor funcionamento do intestino kkkk, nunca tinha visto nenhum desses nomes, bem específica a questão
N conhecia as bactérias probióticas no entanto conhecendo microrganismos patógenos dar p responder a questão por eliminação.. S. aureus, P. aeruginosa, E. coli e Candida spp... são espécies mto conhecidas por causar doenças infecciosas. Bacillus cereus libera uma toxina conhecida por casos de surtos por intoxicação alimentar. Eliminando os microrganismos "do mal" sobra o item E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo