A aquisição fonológica é caracterizada pela produção de proc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2368669 Fonoaudiologia
A aquisição fonológica é caracterizada pela produção de processos fonológicos considerados como simplificações realizadas pela criança, visando facilitar os aspectos complexos da fala dos adultos. À medida que a criança desenvolve a linguagem, esses processos devem ser superados, permitindo a adequação para o padrão adulto. O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, quando há produção inadequada dos fonemas, bem como o uso inadequado das regras fonológicas da língua. Em relação às caraterísticas dos desvios fonológicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sistema da criança é menor do que o sistema do adulto; dessa maneira, há perdas de contrastes fonológicos nas produções da criança.

( ) Há tendência de um único som do sistema da criança substituir uma série de sons alvos dos adultos, gerando uma perda múltipla de contrastes fonológicos.

( ) Em geral, não há relação entre as propriedades fonéticas do som alvo adulto e as propriedades fonéticas da realização da criança.

( ) O sistema da criança tende a ser simétrico em relação à ocorrência de potenciais combinações de traços fonéticos.

A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa A: V, V, F, F.

A questão aborda a aquisição fonológica e os desvios fonológicos em crianças. É um tema essencial em Fonoaudiologia, pois trata do desenvolvimento da linguagem e da fala, destacando as características que diferenciam a fala infantil da fala adulta.

Para resolver esta questão, é necessário compreender conceitos como:

  • Processos fonológicos: Simplificações que crianças fazem para facilitar a fala, que devem ser superados com o desenvolvimento.
  • Desvios fonológicos: Alterações na fala devido à produção inadequada de fonemas e regras fonológicas.

Vamos analisar cada afirmativa:

(V) O sistema da criança é menor do que o sistema do adulto; dessa maneira, há perdas de contrastes fonológicos nas produções da criança.

Essa afirmativa é verdadeira. O sistema fonológico das crianças é mais limitado e, por isso, muitas vezes elas não conseguem produzir todos os contrastes fonológicos que os adultos conseguem.

(V) Há tendência de um único som do sistema da criança substituir uma série de sons alvos dos adultos, gerando uma perda múltipla de contrastes fonológicos.

Essa afirmativa também é verdadeira. Um fenômeno comum nas crianças é substituir vários fonemas adultos por um único fonema infantil, levando à perda de contrastes múltiplos.

(F) Em geral, não há relação entre as propriedades fonéticas do som alvo adulto e as propriedades fonéticas da realização da criança.

Essa afirmativa é falsa. Geralmente, há uma relação direta entre as propriedades fonéticas dos sons que as crianças tentam produzir e os sons que realmente produzem. As crianças tendem a aproximar suas produções das características fonéticas dos sons alvos adultos, mesmo que ainda não consigam realizá-las corretamente.

(F) O sistema da criança tende a ser simétrico em relação à ocorrência de potenciais combinações de traços fonéticos.

Essa afirmativa é falsa. O sistema fonológico das crianças não é necessariamente simétrico e pode haver irregularidades e limitações nas combinações de traços fonéticos que são produzidas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo