As atividades de vida diária (AVD) e a participação na soci...
Assinale o instrumento que não se aplica à avaliação objetiva e subjetiva para as AVD e participação social em pacientes com DPOC.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - Miniexame do Estado Mental (MEEM). Esta alternativa está correta porque o MEEM não é uma ferramenta utilizada especificamente para avaliar as Atividades de Vida Diária (AVD) ou a participação social em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O MEEM é um teste cognitivo utilizado para avaliar funções mentais, como memória e orientação, e não está focado nas capacidades funcionais ou sociais dos pacientes com DPOC.
Vamos analisar as outras alternativas para compreender por que estão incorretas:
B - Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-6): Este questionário é utilizado para avaliar os níveis de atividade física das pessoas. Ele é relevante para pacientes com DPOC, pois mede a frequência, duração e intensidade das atividades físicas realizadas no dia a dia, informações essenciais para compreender como a doença pode estar afetando a capacidade física do indivíduo.
C - WHO Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0): Este instrumento da Organização Mundial da Saúde avalia a deficiência e o impacto nas atividades da vida cotidiana, sendo aplicável a pacientes com DPOC. Ele considera a capacidade do indivíduo de realizar tarefas em um contexto social, o que é vital para entender as limitações impostas pela doença.
D - Duke Activity Status Index (DASI): O DASI é uma ferramenta de avaliação que mede a capacidade funcional de um indivíduo através de perguntas sobre suas atividades diárias. É usado para avaliar pacientes com doenças crônicas, como a DPOC, porque fornece uma visão objetiva da funcionalidade física e da capacidade de exercício do paciente.
Em resumo, a alternativa A é a correta, pois o MEEM não se aplica especificamente à avaliação de AVD e participação social em pacientes com DPOC, enquanto as outras alternativas são instrumentos que podem ser utilizados para esse propósito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A. O único que não avalia as AVD.
MEEM
É o teste mais utilizado para avaliar a função cognitiva por ser rápido (em torno de 10 minutos), de fácil aplicação, não requerendo material específico. Deve ser utilizado como instrumento de rastreamento não substituindo uma avaliação mais detalhada, pois, apesar de avaliar vários domínios (orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho), não serve como teste diagnóstico, mas sim pra indicar funções que precisam ser investigadas. É um dos poucos testes validados e adaptados para a população brasileira.
O IPAQ é um questionário que permite estimar o tempo semanal gasto em atividades físicas de intensidade moderada e vigorosa, em diferentes contextos do cotidiano, como: trabalho, transporte, tarefas domésticas e lazer, e ainda o tempo despendido em atividades passivas, realizadas na posição sentada. O questionário foi publicado na versão curta e na versão longa. A versão curta do IPAQ é composta por sete questões abertas e suas informações permitem estimar o tempo despendido, por semana, em diferentes dimensões de atividade física (caminhadas e esforços físicos de intensidades moderada e vigorosa) e de inatividade física (posição sentada). A versão longa do IPAQ apresenta 27 questões relacionadas com as atividades físicas, realizadas numa semana normal, com intensidade vigorosa, moderada e leve, com a duração mínima de 10 minutos contínuos, distribuídas em quatro dimensões de atividade física (trabalho, transporte, atividades domésticas e lazer) e do tempo despendido por semana na posição sentada. Quando comparadas as versões curta e longa do IPAQ, os resultados são diferentes(8). Na versão curta, o tempo semanal despendido em atividades físicas moderadas e vigorosas tem sido menor quando comparado com a versão longa. Esse fato pode ser devido à diferença no número de domínios em cada versão e o número de questões, pois na longa cada domínio é mais explorado.
whodas
A Escala de Avaliação de Incapacidades da Organização Mundial de Saúde (WHO-DAS 2.0) foi desenhada para avaliar o nível de funcionalidade em seis domínios de vida (cognição, mobilidade, autocuidado, convivência social, atividades de vida e participação na sociedade). Possui diferentes versões, desde as mais simplificadas até as mais completas, apresentações variadas (entrevistas ou autoadministrado) e abrange os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
O Duke Activity Status Index (DASI) avalia a capacidade funcional de pacientes com doença cardiovascular (DCV).O DASI foi desenvolvido com o objetivo de corrigir as deficiências apresentadas por outros instrumentos, como a Escala da New York Heart Association (NYHA) e da Canadian Cardiovascular Society (SCCS). É um questionário de 12 itens que avalia atividades diárias como higiene pessoal, locomoção, tarefas domésticas, função sexual e recreação com os respectivos custos metabólicos. Cada item tem um peso específico com base no custo metabólico (MET). Os participantes foram convidados a identificar cada uma das atividades que eles eram capazes de fazer. A pontuação final varia entre zero e 58,2 pontos. Quanto maior a pontuação, melhor a capacidade funcional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo