Criança de 2 anos e 2 meses apresenta diarreia com muco e sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2582500 Medicina

Criança de 2 anos e 2 meses apresenta diarreia com muco e sangue e febre alta há 5 dias. A cultura de fezes colhida no terceiro dia de doença revela E. coli enterohemorrágica. É iniciada antibioticoterapia de acordo com o antibiograma, e a criança evolui com melhora por dois dias, quando começa a se apresentar com oligúria e letargia. O exame físico revela palidez e edema de face e extremidades. Na pele, algumas petéquias localizadas nos membros superiores e hepatoesplenomegalia discreta. Considerando o diagnóstico mais provável, a conduta terapêutica CORRETA é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que trata de um quadro clínico em pediatria e a conduta terapêutica adequada.

Alternativa correta: A - Restrição hídrica e suporte dialítico, se necessário.

Tema central: A questão aborda uma complicação conhecida como Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU), que pode ocorrer após infecção intestinal por E. coli enterohemorrágica. Esse quadro é caracterizado por uma tríade clássica: anemia hemolítica microangiopática, insuficiência renal aguda (oligúria) e trombocitopenia (petéquias).

Para resolver a questão, é essencial reconhecer os sinais e sintomas apresentados pela criança: diarreia sanguinolenta, oligúria, palidez, edema, petéquias e hepatoesplenomegalia discreta. Esses indicativos são compatíveis com a SHU.

Justificativa para a alternativa correta (A): A conduta correta diante de um diagnóstico de SHU é a restrição hídrica para evitar sobrecarga de volume e suporte dialítico, caso necessário, para tratar a insuficiência renal. O tratamento é principalmente de suporte, focando na manutenção do equilíbrio eletrolítico e na função renal.

Análise das alternativas incorretas:

  • B - Associar antibiótico para cobertura de bactéria gram positiva: Essa opção está incorreta porque o uso de antibióticos pode agravar a SHU, liberando mais toxinas bacterianas.
  • C - Lactulona e ciprofloxacina via oral: Essa combinação não é apropriada para tratar a SHU e, novamente, o uso de antibióticos como a ciprofloxacina pode exacerbar a condição.
  • D - Corticoterapia sistêmica em doses moderadas por 5 dias: Corticosteroides não são indicados para SHU e não fazem parte do tratamento padrão para essa síndrome.
  • E - Suspensão imediata do antibiótico, expansão de volume e diurético: Embora a suspensão do antibiótico seja correta, a expansão de volume e diurético não são indicados inicialmente, pois podem piorar o quadro de insuficiência renal e edema.

Compreender a fisiopatologia e o manejo dos quadros clínicos é fundamental para escolher a conduta adequada. Neste caso, a identificação precoce da SHU e o suporte renal são cruciais para o tratamento eficaz.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo