Analise o mapa a seguir. EUROPA – movimentos separatistasDis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1738700 Atualidades

Analise o mapa a seguir.


EUROPA – movimentos separatistas

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://farm4.staticflickr.com/3877/15321146716_4b2f2b189c_b.jpg>. Acesso em: 10 out. 2018.


Sobre os movimentos separatistas que transcorrem no continente europeu, e o cenário que os cerca na segunda década do século XXI, assinale a alternativa incorreta.



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os movimentos separatistas na Europa têm sido um tema recorrente e de grande relevância para a política internacional na segunda década do século XXI. Eles surgem como expressão das identidades culturais, históricas e linguísticas distintas dentro de nações-estado, que frequentemente são vistas como supressoras dessas identidades. Estes movimentos, muitas vezes pacíficos, mas em alguns casos marcados por violência, desafiam as fronteiras políticas estabelecidas e propõem a reconfiguração do mapa europeu conforme as aspirações de grupos que se veem como nações distintas dentro dos estados existentes.

 

A dinâmica destes movimentos separatistas é complexa e varia significativamente de um caso para outro. Na Catalunha, por exemplo, o impulso para a independência levou a uma crise constitucional na Espanha. Na Escócia, o debate sobre a independência ganhou novo ímpeto após o Brexit. A situação na Ucrânia é ainda mais complicada, envolvendo conflitos armados e a intervenção de potências estrangeiras. Por sua vez, o País Basco viveu um longo período de violência, mas este cenário mudou significativamente com o cessar-fogo permanente declarado pelo ETA em 2011.

 

Análise das alternativas:

 

A) Correta. O referendo sobre a independência da Catalunha, realizado em outubro de 2017, foi seguido por uma forte reação do governo espanhol, que incluiu a dissolução do Parlamento catalão e a destituição do então presidente Carles Puigdemont, que posteriormente se exilou.

 

B) Correta. O plebiscito na Escócia em 2014 resultou em uma vitória para o "Não" à independência, mas o Brexit reacendeu o debate e aumentou o apoio à independência, com a possibilidade de um novo referendo sendo discutida pelo governo escocês.

 

C) Parcialmente correta. Enquanto a Ucrânia luta pela manutenção de sua integridade territorial, a Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014 após um referendo controverso. O leste da Ucrânia tem sido palco de um conflito armado, com declarações unilaterais de independência por parte de entidades separatistas apoiadas pela Rússia. Entretanto, a deposição do presidente Viktor Yanukovych em fevereiro de 2014 foi resultado de protestos em massa em Kiev.

 

D) Incorreta. O País Basco tem uma história de separatismo violento, mas a organização ETA, que foi a principal protagonista dessa violência, declarou um cessar-fogo definitivo em 2011. Desde então, o separatismo basco tem se manifestado principalmente por vias políticas e pacíficas.

 

Resposta: D

Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Erro da D?

Talvez dizer que é Península Ibérica, sendo que é só Espanha.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo