De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale ...
Texto 1 para responder a questão.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Disponível em: <http://vemviverbrasilia.com.br/atrativos/catedralmetropolitana-
nossa-senhora-aparecida>. Acesso em: 19/11/2013, com adaptações.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguem poderia me explicar porque a letra A está errada?
a) O 1º período também poderia ser assim reescrito: A Catedral de Brasília, a qual foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1971.
Priscila Muniz, para estar correto, o 1º período deveria ser reescrito: "A Catedral de Brasília, a qual foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1971." - Perceber que deverá ficar entre vírgulas a oração: "a qual foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer" (explicativa). Caso contrário, estaríamos separando o sujeito do verbo por vírgula, o que é proibido. =)
Gab: C
Alternativa A está incorreta. Veja a frase: “A Catedral de Brasília, a qual foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1971”. O trecho “a qual foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer” é explicativo, por isso deve ser isolado por vírgulas. Isso significa que deveria ter sido colocada uma vírgula após “Niemeyer”.
Alternativa B está incorreta. Tanto “Brasília” quanto “Referência” são acentuadas por serem palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
Alternativa C está correta. Apesar de a ênclise(“tornou-se”) ser considerada a colocação normal do pronome, é cada vez mais frequente o uso da próclise de forma optativa, quando não houver proibição. A próclise não pode ser usada no inicio de frase ou de período, o que não ocorre nesse caso.
Alternativa D está incorreta. O verbo “existe” deve concordar com “esculturas”, portanto o correto seria: “existem, em seu interior, esculturas de três anjos suspensas no teto”.
Alternativa E está incorreta. O verbo “representar” é transitivo direto, e “os quadros evangelistas” é o objeto direito. Para substituir esse objeto direto, devemos usar o pronome “os”. Assim: que os representam.
dúvida na letra D: o abriga, também deveria está no plural?
Amanda, o verbo "abriga" faz referência ao sujeito "A catedral" logo não deveria estar no plural, a correção não se manteria pois o verbo "abriga" é transitivo direto e indireto, e o verbo existe é intransitivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo