Considerando os documentos arquivísticos como instrumentos ...
Considerando os documentos arquivísticos como instrumentos e subprodutos das atividades institucionais e / ou pessoais, constituindo fontes primordiais de informação e provas relativas a essas atividades, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, no que diz respeito às características gerais dos registros documentais arquivísticos.
COLUNA I
1. Unicidade
2. Naturalidade
3. Organicidade
4. Autenticidade
COLUNA II
( ) Os documentos estão ligados por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos. Eles estabelecem relações no decorrer do andamento das transações para as quais foram criados, e os registros arquivísticos são um conjunto indivisível de relações.
( ) Exemplares de um registro podem existir em um ou mais grupos de documentos, mas cada exemplar é único em seu lugar, assim, cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual esse registro pertence.
( ) Característica ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função ou à execução de alguma atividade.
( ) Os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados nas administrações. Em função dos seus objetivos práticos, eles se acumulam de maneira contínua e progressiva.
Assinale a sequência correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - 3 1 4 2. Vamos entender o porquê?
Para resolver essa questão, é essencial compreender as características fundamentais dos documentos arquivísticos. Esses documentos são importantes porque servem como instrumentos e subprodutos das atividades institucionais e pessoais, sendo fontes primordiais de informação e prova.
Vamos analisar cada característica:
1. Unicidade: Refere-se ao fato de que, embora exemplares de um registro possam existir em diferentes grupos de documentos, cada exemplar é único dentro de seu contexto. Isso significa que cada registro documental tem um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence. Esta explicação corresponde à segunda descrição da coluna II, justificando a posição 1.
2. Naturalidade: Diz respeito ao acúmulo natural dos documentos nas administrações, de maneira contínua e progressiva, conforme seus objetivos práticos. Os documentos não são coletados artificialmente. Esta característica está ligada à última descrição da coluna II, justificando a posição 2.
3. Organicidade: Trata-se do elo criado entre os documentos no momento em que são produzidos ou recebidos, formando um conjunto indivisível de relações. Esta descrição corresponde à primeira descrição da coluna II, justificando a posição 3.
4. Autenticidade: Essa característica está relacionada ao processo de criação, manutenção e custódia dos documentos, que são produtos de rotinas processuais. Esta característica está ligada à terceira descrição da coluna II, justificando a posição 4.
Compreender essas características ajuda a identificar a posição correta de cada uma na estrutura da questão, levando à sequência 3 1 4 2, que se refere à alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo