O Pronunciamento Conceitual Básico "Estrutura Conceitual pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Contador |
Q978760 Contabilidade Geral
O Pronunciamento Conceitual Básico "Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro", emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), apesar de não utilizar a denominação "princípios fundamentais" ou "princípios contábeis geralmente aceitos", apresenta o que estava contido nas estruturas conceituais anteriores à sua publicação, além de acrescentar as definições dos principais elementos contábeis: ativo, passivo, receita e despesa. Do ponto de vista de efetivo conteúdo, o referido pronunciamento apresenta maior aderência ao conceito da Primazia da Essência Sobre a Forma, presente nas normas internacionais de Contabilidade. Assinale a alternativa que apresenta tratamento contábil que se fundamenta no conceito dessa Primazia.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CPC 00

4.6. Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, deve-se atentar para a sua essência subjacente e realidade econômica (ESSÊNCIA) e não apenas para sua forma legal (FORMA). Assim, por exemplo, no caso do arrendamento mercantil financeiro, a essência subjacente e a realidade econômica são a de que o arrendatário adquire os benefícios econômicos do uso do ativo arrendado pela maior parte da sua vida útil, em contraprestação de aceitar a obrigação de pagar por esse direito valor próximo do valor justo do ativo e o respectivo encargo financeiro.

GAB. E

 

QUESTÃO INTERESSANTE

   Resposta: E

O arrendamento mercantil financeiro dá origem a itens que satisfazem a definição de ativo e de passivo e, portanto, devem ser reconhecidos como tais no balanço patrimonial do arrendatário. 

Não sei o motivo de a letra C ser considerada errada, devido ao que estar descrito no CPC 00:

4.11. Muitos ativos, como, por exemplo, itens do imobilizado, têm forma física . Entretanto, a forma física não é essencial para a existência de ativo. Assim sendo, as patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso deles sejam esperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam por ela controlados. 

Se alguém souber, por favor, informar. Obrigado.

Samuel, entendo que o conceito do Ativo abarca a primazia da essência sob a forma para classificação entre as classes de ativo, mas a assertiva "c" não deixa explícita a aplicação do conceito, mas a definição de ativo sem forma física (intangível, por exemplo).

É uma redação bem chata de interpretar, pois induz ao erro ao indicar que para ser ativo não é necessário que tenha forma física como o imobilizado, presumindo-se a sua essência (para ser ativo deve trazer benefícios econômicos futuros para a entidade), é a real pegadinha do exercício. É por esse motivo que o examinador coloca a assertiva antes do gabarito.

Espero ter ajudado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo