A Bandeira da Paraíba, mais que uma representação é um símb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1837509 História e Geografia de Estados e Municípios
A Bandeira da Paraíba, mais que uma representação é um símbolo de resistência, observe a imagem abaixo da bandeira e assinale a alternativa CORRETA.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NEGO: representa a não aceitação do sucessor à presidência da república indicado pelo presidente brasileiro da época, Washington Luís.

Devemos lembrar que na época do café com leite, entre São Paulo e Minas Gerais tinha um revezamento de poder, cada mandato eles alternavam a indicação do presidente, quando chegou a vez de MG indicar, Washington Luís, que era de SP resolveu indicar Júlio prestes, causando discórdia entre os outros estados entre eles MG, os estados resolveram criar uma aliança liberal, sendo isso a união dos estados contra a indicação de Júlio Prestes, Concluindo o NEGO representa a insatisfação do presidente de estado na época João Pessoa, o PRETO do luto da morte de João Pessoa e o VERMELHO por dois motivos, o sangue derramado de João Pessoa e a união das oligarquias ! A morte de JOÃO PESSOA foi por conta de uma divulgação de um documento de JOÃO DUARTE DANTAS que mostrava intimidade dele com a amante .

Respodeu errado boy letra E, queres enganar o povo é, malandro! Lucas Eduardo

O que significa a palavra 'nego' na bandeira da Paraíba?

Resistência política. A palavra 'nego' vem do verbo negar e representa o protesto do ex-governador paraibano João Pessoa (1878-1930), que não aceitou a candidatura presidencial de Júlio Prestes (1882-1946). Durante seu governo, vigorava a aliança 'café-com-leite', ou o revezamento entre São Paulo e Minas Gerais no poder. Quando em 1929 o paulista Washington Luiz (1869-1957) rompeu o acordo e indicou o conterrâneo Prestes para o cargo em vez de um mineiro, Pessoa informou ao presidente em um telegrama que negava apoio, para formar uma aliança com Minas e lançar-se como vice do gaúcho Getúlio Vargas (1883-1954).

No dia 26 de julho de 1930, Pessoa foi morto pelo advogado e jornalista João Dantas, crime que desencadeou a Revolução de 1930 e culminou com a deposição de Luiz. As cores da bandeira fazem alusão ao assassinato: o vermelho representa o sangue do governador e o preto, o luto por sua morte. Fonte: 'História da Paraíba', de Horácio de Almeida, Ed. Universitária da UFPB. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT611093-1716-2,00.html

Gabarito esta errado, gab letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo