Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273687 Biomedicina - Análises Clínicas
Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, espalhou-se por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade científica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros.

Imagem associada para resolução da questão

“Entre 2021 e 2022, o surto de Candida auris no Recife foi o maior já registrado no país, com 48 notificações. Geralmente, não há manifestação clínica da presença do superfungo no paciente que está ‘colonizado’. Nesta fase, não há sintomas. Mas um machucado, uma ferida na pele ou o uso de cateter no hospital pode permitir que ele entre no corpo, atinja a corrente sanguínea e provoque uma infecção. Em casos graves, pode prejudicar órgãos como o coração e o cérebro. Em último caso, podem levar à sepse, uma infecção generalizada capaz de matar”. (Fonte: Portal G1 — adaptado.)

Considerando-se que as formas de prevenção de disseminação do patógeno incluem higiene de mãos, uso adequado de equipamentos de proteção e limpeza do local em que os pacientes estão infectados, qual dos procedimentos abaixo é indicado para a inativação do patógeno em questão, a fim de assegurar a qualidade assistencial e zelar pela segurança do paciente em um hospital com surto de C. auris?
Alternativas