O Reino Animal é constituído por organismos eucariontes, mul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170534 Biologia
O Reino Animal é constituído por organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos. A diversidade desse reino é maior do que todos os demais reinos juntos, e entender essa diversidade e as relações evolutivas entre os diferentes grupos é um grande desafio para os cientistas. Com relação à origem e evolução dos animais, analise a figura abaixo e assinale a incorreta. Imagem associada para resolução da questão

Figura: Cladograma simplificado mostrando uma das hipóteses filogenéticas de nove dos cerca de 35 filos do Reino Animal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um cladograma detalhado mostrando hipóteses filogenéticas do Reino Animal, e pedindo a alternativa com a informação incorreta sobre a origem e evolução dos animais, com base na análise da figura. Os animais invertebrados se caracterizam pela ausência de coluna vertebral e de crânio. Podem ser classificados como invertebrados terrestres ou aquáticos, a grande maioria apresenta simetria bilateral – divisão de metades simétricas em um único plano (equinodermos, cnidários e alguns poríferos possuem simetria radial ou assimetria). Com exceção dos poríferos, eles apresentam tecidos e órgãos, a maioria com reprodução de forma sexuada, são heterotróficos, eucariontes, aeróbios e pluricelulares. Os invertebrados são divididos nos filos: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Os anelídeos apresentam metameria, com o celoma dividido em metâmeros, com segmentação do corpo em repetições iguais. Os artrópodes apresentam segmentação em tagmas, cabeça, tórax e abdome, com metameria. Os cordados são um filo que representa indivíduos que possuem pelo menos em sua fase embrionária, uma notocorda, um sistema respiratório derivado da faringe, um sistema nervoso tubular, oco e dorsal, e uma cauda musculosa pós anal. Na análise da figura em questão, o ancestral em comum seria o protista flagelado, uma divisão evolutiva ocorre após o surgimento da simetria bilateral e animais triblásticos em protostômios e deuterostômios, a metameria surge em anelídeos – incluindo artrópodes – e em cordados, duas linhas evolutivas diferentes. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

Fonte da imagem: adaptado pela professora do site edisciplinas.usp.br


 

Com relação à origem e evolução dos animais, analise a figura e assinale a incorreta.


A) Provavelmente os animais derivaram de protistas flagelados heterotróficos. Informação verdadeira, alternativa incorreta. De acordo com o cladograma, os protistas ancestrais flagelados e heterotróficos – que não produzem seu alimento – originariam os animais, também heterotróficos.

B) Uma característica importante na evolução dos animais é a simetria, que pode ser radial ou bilateral, embora existam animais assimétricos, como as esponjas. Informação verdadeira, alternativa incorreta. A simetria pode ser radial (ou pentarradial) ou bilateral, característica que distingue diversos animais na evolução, com exceção das esponjas, que são assimétricas.



C) Duas linhas evolutivas surgiram a partir de ancestrais com simetria bilateral: protostômios e deuterostômio. Informação verdadeira, alternativa incorreta. A partir da simetria bilateral surgiram duas linhas evolutivas, os protostômios – boca originada pelo blastóporo e os deuterostômios – ânus originado pelo blastóporo, e boca a partir de uma segunda abertura.



D) A metameria, condição da organização interna do corpo, surgiu em três linhas evolutivas independentes: a dos anelídeos e artrópodes e a dos cordados (animais com notocorda). Informação falsa, alternativa CORRETA. A metameria está presente nos anelídeos (segmentos iguais), artrópodes (segmentos semelhantes) e cordados (corpo e órgãos segmentados), mas surgiu a partir de duas, e não três, linhas evolutivas independentes: protostômios – cavidade no corpo; deuterostômios – enterocelomados.






Gabarito do Professor: D




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Metameria é uma característica exclusiva apenas dos anelídeos e dos artrópodes, não tem nos cordados. É possível observar isso claramente no cladograma.

A - Faz referência à TEORIA COLONIAL de formação do Reino Animalia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo