Sobre insuficiência respiratória, analise os itens abaixo: ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299905 Medicina
Sobre insuficiência respiratória, analise os itens abaixo:

I- Uma causa comum de insuficiência respiratória hipoxêmica é uma anormalidade do tecido pulmonar, como a síndrome do desconforto respiratório agudo, pneumonia grave, excesso de líquido nos pulmões (por exemplo, causado por insuficiência cardíaca ou insuficiência renal) ou fibrose pulmonar. Essas anormalidades comprometem a habilidade dos tecidos pulmonares em absorver oxigênio do ar.

II- A insuficiência respiratória hipercápnica também pode ocorrer se o fluxo sanguíneo nos pulmões se tornar anormal, como acontece quando um coágulo de sangue bloqueia uma artéria pulmonar (embolia pulmonar). Essa doença não compromete a habilidade dos tecidos pulmonares em absorver oxigênio, mas sem o fluxo sanguíneo para uma parte dos pulmões, o oxigênio não pode ser adequadamente extraído do ar.

III- A doença subjacente causando a insuficiência respiratória precisa ser tratada. Por exemplo, são usados antibióticos para tratar pneumonias causadas por infecções bacterianas e broncodilatadores em pessoas com asma, para abrir as vias aéreas. Outros medicamentos podem ser administrados, por exemplo, para reduzir a inflamação e tratar dos coágulos sanguíneos. 

IV- Vale salientar que quadros de IR aguda podem instalar-se tanto em indivíduos previamente sadios como, também, sobrepor-se à IR crônica, em pacientes com processos de longa data. Nessa última situação, o uso do termo IR crônica, agudizada é aceitável.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A insuficiência respiratória pode ser classificada em dois tipos principais: hipoxêmica e hipercápnica. A insuficiência respiratória hipoxêmica ocorre quando há uma dificuldade na troca de oxigênio entre os alvéolos pulmonares e o sangue, o que pode ser causado por doenças como a síndrome do desconforto respiratório agudo, pneumonia grave, acúmulo de líquido nos pulmões ou fibrose pulmonar, como corretamente descrito no item I. No entanto, o item II contém uma imprecisão. A embolia pulmonar, que é o bloqueio de uma artéria pulmonar por um coágulo sanguíneo, pode, de fato, resultar em insuficiência respiratória hipoxêmica, e não hipercápnica, como o item sugere. Isso ocorre porque o bloqueio impede que o sangue alcance uma parte do pulmão, comprometendo a oxigenação do sangue naquele local e podendo levar a uma diminuição do oxigênio no sangue arterial (hipoxemia). A insuficiência respiratória hipercápnica geralmente resulta de uma falha na ventilação pulmonar, ou seja, na remoção do dióxido de carbono do corpo, como acontece em doenças neuromusculares, doenças obstrutivas crônicas ou depressão do centro respiratório. O item III está correto ao afirmar que a doença causadora da insuficiência respiratória precisa ser tratada, e os exemplos de tratamento dados são apropriados para as condições mencionadas. O item IV também está correto ao destacar que a insuficiência respiratória aguda pode ocorrer em indivíduos previamente saudáveis ou como um agravamento de uma condição crônica. Portanto, a resposta correta é a alternativa B, pois apenas o item II está incorreto ao associar erroneamente a embolia pulmonar com insuficiência respiratória hipercápnica, quando na verdade causa hipoxemia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo