Baseados na Obra de Paulo Dalgalarrondo – Psicopatologia e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153052 Psicologia

Baseados na Obra de Paulo Dalgalarrondo – Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, no que se refere às síndromes depressivas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.



I. No episódio de depressão e transtorno depressivo maior os sintomas depressivos precisam estar evidentes (humor deprimido, anedonia, fatigabilidade), diminuição da concentração e da autoestima, ideias de culpa e inutilidade, distúrbios do sono e do apetite sendo que os sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas e não mais que dois anos de forma ininterrupta.


II. O Transtorno Depressivo Persistente (e Transtorno Distímico) é a forma crônica da depressão, que dura pelo menos dois anos ininterruptos, e sua intensidade pode ser leve, moderada ou grave.


III. Na depressão tipo melancólica ou endógena predominam os sintomas classicamente endógenos, podendo se apresentar como perda de prazer, incapacidade de sentir prazer ou falta de reatividade a estímulos (entre outros).


IV. Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos é uma depressão muito grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação dos órgãos.


V. A depressão ansiosa ou agitada é marcada por sintomas da ansiedade, tensão e inquietação motora. Nesse caso, a depressão é geralmente moderada ou grave e há um risco maior de suicídio.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - Todas estão corretas.

Vamos analisar cada uma das assertivas para entender por que estão corretas:

I. Episódio de Depressão e Transtorno Depressivo Maior:
Segundo a obra de Paulo Dalgalarrondo, para o diagnóstico de um episódio de depressão maior, os sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas. Estes sintomas incluem humor deprimido, anedonia (perda de interesse ou prazer), fatigabilidade (cansaço excessivo), além de outros como diminuição da concentração, autoestima baixa, ideias de culpa e inutilidade, distúrbios do sono e apetite. A menção de que esses sintomas não devem durar mais que dois anos refere-se a diferenciar de outras condições crônicas, como o transtorno depressivo persistente.

II. Transtorno Depressivo Persistente (Distimia):
Caracteriza-se por ser uma forma crônica de depressão, onde os sintomas são menos intensos que no transtorno depressivo maior, mas persistem por pelo menos dois anos sem interrupção. A intensidade pode variar de leve a grave, mantendo uma continuidade que impacta a vida do indivíduo ao longo do tempo.

III. Depressão Melancólica:
Descrita como tendo sintomas endógenos clássicos, a depressão melancólica é marcada pela perda de prazer em quase todas as atividades (anedonia) e pela falta de reatividade a estímulos positivos. Essa forma de depressão é reconhecida por sua gravidade e resposta limitada a eventos externos.

IV. Depressão Psicótica:
Esta é uma forma muito grave de depressão, onde os sintomas depressivos são acompanhados por sintomas psicóticos, como delírios de ruína, culpa extrema, delírios hipocondríacos ou de negação de órgãos (síndrome de Cotard). A presença desses sintomas psicóticos diferencia esse tipo de depressão de outros quadros.

V. Depressão Ansiosa ou Agitada:
Este tipo é caracterizado pela presença de sintomas de ansiedade, tensão e inquietação motora, tornando a depressão mais intensa. Existe um aumento significativo no risco de suicídio devido à combinação de sintomas depressivos e ansiosos, o que requer atenção especial no manejo clínico.

Todas as assertivas estão de acordo com a descrição dos transtornos depressivos conforme abordado por Dalgalarrondo, o que justifica a alternativa E como a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dalgalarrondo, pág: 347 a 350.

Questão difícil ao meu ver. Há um volume de informações significativo e sutilezas conceituais que podem induzir ao erro. Todas as alternativas têm a aparência de corretas e, embora realmente estejam corretas, esse fator pode levar alguns a "procurar pelo em ovo" e acabar errando.

Segundo Dalgalarrondo o Transtorno Depressivo Distímico (Distimia) Trata-se de uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura.

Não diz que pode ser moderado ou grave

Fonte: Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais - 2018

Há erros conceituais nesta questão, poderia ter sido anulada. Em Dalgalarrondo (2019, p. 617) encontramos que a distimia é transtorno depressivo crônico de intensidade LEVE; as outras formas crônicas de depressão têm intensidade de moderada a grave. Cito: Um grupo de pacientes desenvolve a forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos dois anos ininterruptos), que pode ser de intensidade leve (distimia) ou de moderada a grave.

Questao deveria ter sido anulada. Não existem graus de distimia. Distimia é apenas Leve

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo