A maior prevalência e gravidade da destruição periodontal as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056359 Odontologia
A maior prevalência e gravidade da destruição periodontal associada ao tabagismo sugere que as interações hospedeiro-bacterianas observadas normalmente com a periodontite são alteradas, resultando, assim, em um colapso periodontal mais amplo.

(Newman & Takei, 2016.)

É INCORRETO afirmar que em pacientes fumantes há:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Uma diminuição do vaso sanguíneo gengival com aumento da inflamação.

Essa afirmação é correta. O tabagismo está associado à vasoconstrição, o que pode resultar em uma diminuição do fluxo sanguíneo gengival e um aumento na gravidade da inflamação periodontal.

B. Um aumento de patógenos periodontais em bolsas periodontais profundas.

Essa afirmação também é correta. O tabagismo tem sido associado a um aumento da carga bacteriana nas bolsas periodontais, favorecendo patógenos como Porphyromonas gingivalis e outros.

C. Um aumento do fator de necrose tumoral alfa e de prostaglandina E2 no fluido gengival.

Essa afirmação é correta. O tabagismo leva ao aumento de marcadores inflamatórios, incluindo o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) e prostaglandina E2, que estão relacionados à inflamação e destruição periodontal.

D. Um aumento do fluxo de fluido gengival e do sangramento à sondagem com aumento da inflamação.

Essa afirmação é INCORRETA. Pacientes fumantes geralmente apresentam uma resposta inflamatória alterada, que pode resultar em um fluxo de fluido gengival diminuído e em um menor sangramento à sondagem em comparação com não fumantes, mesmo com a presença de doença periodontal. Isso ocorre porque o tabagismo pode mascarar a intensidade, levando a uma percepção errônea da gravidade da doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo