O conflito entre árabes e judeus é muito antigo, mas se int...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704536 História
O conflito entre árabes e judeus é muito antigo, mas se intensificou após a Segunda Guerra Mundial. Diversas iniciativas internacionais foram articuladas, sem sucesso, para levar a paz entre esses povos. Em Israel, as principais causas desse conflito referem-se a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Embora o conflito entre árabes e judeus seja antigo, é menos antigo que se imagina. Na antiguidade e durante a idade média foram capazes de conviver, mesmo sem serem “grandes amigos". Entre os muçulmanos os considerados infiéis eram os cristãos e não os judeus.


Além disso é preciso lembrar que Maomé construiu a religião islâmica a partir de tradições das tribos árabes, preceitos judaicos e cristãos. A Palestina é, na verdade, a região de origem dos hebreus – mais tarde conhecidos como judeus , por virem essencialmente da Judéia, assim como dos grupos palestinos como Filisteus e Macabeus. O Islã só chegou à região por volta do século IX, quando os hebreus há muito já haviam sido expulsos. A diáspora judaica aconteceu no século I , quando da dominação romana. 

A origem do conflito, na verdade,  remonta ao século XIX quando nasce o Sionismo, proposto por Theodor Herzl, que defende a volta dos judeus à Palestina e a criação de um Estado socialista na região. 

A situação piora quando, após a segunda guerra mundial, tropas britânicas se retiram da Palestina e os sabras – judeus palestinos – proclamam a independência de Israel, na medida em que o plano da ONU, de divisão da Palestina em dois Estados, um judeu e um palestino muçulmano, não foi aceito pelos palestinos. Era 14 de maio de 1948 e a ONU aceitou a criação do Estado judaico na Palestina. 

A partir daí a situação de conflito e tensão é constante. São muitos e, variados, os problemas entre eles. Mas, há um que é o fundamental . Ele está indicado em uma das alternativas. 
A) CORRETA- A divisão territorial na Palestina e, as terras agregadas à Israel pelas Guerras desde 1948, favorecem Israel que controla as nascentes do Rio Jordão – o único rio perene de uma região cercada por desertos e, os lençóis freáticos. Palestinos muçulmanos não dispõem de suas terras de origem e tem pouco acesso à água. 

B) INCORRETA - Há sérios conflitos culturais mas a região da Palestina não é produtora de petróleo. 

C) INCORRETA- Os conflitos religiosos são reais mas a produção industrial das áreas palestinas é muito pequena, e insuficiente até para abastecimento interno. Não há a concorrência proposta na afirmativa. 

D) INCORRETA- A maior disponibilidade financeira é dos países muçulmanos árabes produtores de petróleo e dos judeus de fora de Israel. Portanto, a possibilidade de conflitos comerciais e financeiros não é determinante na Palestina enquanto tal.

E) INCORRETA- A disputa por recursos naturais, escassos na região, como a água, é acirrada. Mas, a superioridade bélica de Israel é incontestável. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Após o Holocausto ,o números de Judeus chegando à região cresceu com intuito de fugir da perseguição na Europa .Eles foram influenciados pelo SIONISMO ( o retorno à terra prometida).Mas a terra já sendo ocupada pelos palestino que viviam sob o domínio britânico.

GABARITO A .

Uai,. como assim? kkkk então não tem questões religiosas envolvidas, né? Que nível essa prova...

GABARITO: A

Questão com alternativas dúbias.

Não me recordo de palestinos e judeus brigarem por petróleo.

Indo por eliminação: LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo