A Guerra Fria foi um sistema internacional bipolar estrutura...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704538 História
A Guerra Fria foi um sistema internacional bipolar estruturado em torno da rivalidade entre Estados Unidos da América e União Soviética. Uma de suas expressões foi a bipartição da Europa em blocos políticos antagônicos. Durante esse período,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O período da chamada Guerra Fria , que podemos localizar desde 1947 , ano  marcado pelos  primeiros desentendimentos claros entre os aliados URSS e EUA da segunda guerra, foi um período histórico de equilíbrio na arena internacional. Não deixou de ser, ao menos em parte, um “ equilíbrio pelo terror" mas sempre equilíbrio.

A afirmação parece uma inverdade, em função da “sombra da guerra nuclear" que marcou a época. Mas, o sistema internacional era claramente bipolar, sem que houvesse grande questionamento acerca da hegemonia de EUA e URSS. Além disso, não havia a possibilidade de confronto direto já que ambas , desde 1949, dispunham de arsenal nuclear equivalente. 

As guerras são desviadas para as regiões periféricas . Os diferentes lados recebiam apoio e ajuda dos EUA e da URSS. E, na verdade, nem uma nem a outra desviaram-se do que havia sido acordado nas conferências de reordenamento do final da Segunda Grande Guerra, em termos de determinação de áreas de influência. A busca por influência e hegemonia era sempre em áreas não determinadas nas conferências, principalmente o que havia sido acordado em Yalta. 

As publicações de Demétrio Magnoli acerca do período em pauta são bastante elucidativas. Uma das opções mostra uma característica da época da Guerra Fria cujo arcabouço desmontou-se com o enfraquecimento da URSS e o crescimento de novos centros de poder na arena internacional. Os dois símbolos do final da Guerra Fria foram a queda do muro de Berlim em 1987 e, o desmonte da URSS em 1991 
A) INCORRETA- A consolidação do poder soviético não poderia ser em países capitalistas, na medida em que a URSS preconizava o socialismo. A opção apresenta uma contradição .

B) INCORRETA- Embora houvesse uma rivalidade econômica, não se pode minimizar os gastos militares e o aumento substancial do arsenal nuclear de ambas as superpotências. 

C) INCORRETA- O enfrentamento direto entre URSS e EUA, apesar de aliados em ambos os lados, jamais poderia acontecer , como não aconteceu, pois haveria um aniquilamento total . Ambas dispunham de armas nucleares capazes de aniquilar o planeta. 

D) INCORRETA- Um sistema internacional de Estados existia bem antes da Guerra Fria e a existência países de ricos e pobres remonta à antiguidade. Não era prerrogativa da Guerra Fria 

E) CORRETA- O grande confronto entre URSS e EUA foi por hegemonia política e estratégica, além do confronto sistêmico : economia de mercado com propriedade privada versus economia planificada pelo Estado. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E: houve confronto entre os ideais de sociedade embasados na economia de mercado e na planificação econômica estatal.

O mundo foi dividido em 1°,2° e 3° mundo.

1°- EUA capitalista

2°- URSS socialista

3°- Países da América Latina, África e Ásia

LEMBRANDO

GERRA FRIA NAO TEVE LUTA ARMADA . DISPUTAS ECONOMICAS E POLITICAS . #FICADICA

GAB-E

houve confronto entre os ideais de sociedade embasados na economia de mercado e na planificação econômica estatal.

ESSA ÉPOCA DE GUERRA FRIA LEMBRO QUE ATUEI EM ALGUNS COMBATES COMO

  1. GUERRA DA INDOCHINA
  2. GUERRA DA COREIA
  3. GUERRA DO VIETNÃ
  4. CRISE DOS MISSEIS
  5. REVOLUÇÃO CUBANA

GAB-E

E

E

AS TARTARUGAS COMAÇAVAM A TER ALGUNS CANUDOS!!

Quero ver o examinador conseguir provar que a letra D está errada, pensando-se nas consequências práticas da guerra-fria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo